2008-06-06 19:37:00
Consumidores de 68 cidades de Mato Grosso do Sul poderão ter as contas de água e esgoto reajustadas em 9% a partir de julho. Pelo menos é esse o índice pleiteado pela Sanesul para os municípios que atende e que hoje já pagam cerca de 10% mais caro que os moradores da Capital, atendidos pela Águas Guariroba.
O índice ainda precisa ser aprovado pelo governo do Estado e negociado com prefeituras. Mais de 20 estão com contratos de concessão vencidos, por serem renegociados, mas a Sanesul acaba sendo a única opção. A Águas Guariroba informou que não há planos de expansão para o interior.
O prefeito de Maracaju, Maurílio Ferreira Azambuja, é um dos que está negociando a renovação do contrato. “O município está crescendo, precisamos estudar o que a Sanesul vai propor”, explica. Porém, não há outra alternativa à renovação da concessão, que já dura 30 anos.
No ano passado a Sanesul pleiteou reajuste de 10%, mas o governo só concedeu 5,5%. Desta vez ela se baseia em índice de inflação e aumento de custo de insumos usados no esgotamento e tratamento de água.
A empresa elevou seus lucros em 178% no ano de 2007 em relação a 2006, totalizando R$ 27,8 milhões líquidos. O relatório que a empresa publicou em março também mostrou redução do índice de endividamento.











