2008-06-04 13:21:00
O município de Iguatemi elegeu, na última semana, os diretores das três escolas estaduais existentes na cidade: 8 de Maio, Marcilio Augusto Pinto e Paulo Freire. A votação aconteceu durante todo o dia, no horário previsto pela Secretaria de Estado de Educação, iniciando-se às 8h e terminando às 21h.
A eleição que mais movimentou a cidade foi a da Escola 8 de Maio, maior e mais tradicional do município. As atuais diretora e diretora-adjunta, Maria Inês Guilherme da Silva e Marilsa Martins Brasil, disputaram a eleição com o candidato avulso, Adauto Alves Teixeira. Elas venceram o pleito em todos os segmentos, obtendo 40,44% contra 17,35% do concorrente.
Já na escola Marcílio Augusto Pinto, a eleição se polarizou entre o atual diretor, Salvador Giroto e o professor Valcir Ferreira da Silva. A escola não tem diretor-adjunto. Votaram a comunidade escolar da cidade e também da extensão da escola que funciona no assentamento Nossa Senhora Auxiliadora. O diretor eleito foi o professor Valcir, com 43,44% contra 23,78% do atual diretor.
O professor Valcir é esposo da professora Inês, diretora eleita da Escola 8 de Maio.
Na Escola Estadual Paulo Freire, foi eleita a ex-diretora, Cecília Welter Ledesma, que ocupa o cargo em razão do desligamento da função do ex-diretor, Paulo Fernando Zorzanello. Como ela era candidata única, a comunidade escolar tinha a opção de votar "sim" ou "não", para conduzi-la ao cargo pelos próximos três anos.
A candidata teve a maioria absoluta dos votos, com apenas trinta e seis votos entre "não" e em branco, num universo de mais de seiscentos votantes. Cecília, que é a primeira dama do município, já ocupou a diretoria da escola anteriormente, deixando a função para dedicar-se ao trabalho social no município.
Os novos diretores assumem o mandato, que durará três anos, no dia primeiro de julho e deverão assinar o Termo de Compromisso – "Educação para o Sucesso/Todos pela Educação" – com a Secretaria de Estado de Educação (SED).\











