18.8 C
Amambai
terça-feira, 19 de maio de 2026

Ministério Público denuncia irregularidades em Eldorado

2008-05-29 12:04:00

O MPE – Ministério Público Estadual, da Comarca de Eldorado, recebeu denúncia que indica possíveis irregularidades, uma delas relacionadas ao “abastecimento de veículos particulares” com combustíveis sendo pagos pela Prefeitura Municipal de Eldorado.

O Ministério Público solicitou à Justiça a autorização para realizar monitoramentos e escutas de alguns telefones de pessoas suspeitas de envolvimento na fraude contra os cofres públicos da Prefeitura. Após a realização dos monitoramentos, feito por agentes do Cigcoe, em Campo Grande, a polícia conseguiu gravar centenas de horas de conversações dos suspeitos.

Em outra frente de investigação, o Cigcoe fez a apreensão de computadores da contabilidade da Prefeitura Municipal de Eldorado e de um computador em um posto de combustíveis da cidade. Os agentes fizeram “backup” dos arquivos para verificação do conteúdo e após dois dias da apreensão, devolveram os equipamentos para a Prefeitura e para o estabelecimento comercial.

Em Eldorado, todas as quatro pessoas denunciadas e o denunciante já foram ouvidos em depoimento pelo Cigcoe e MPE. Dois dos denunciados são servidores municipais, sendo um do setor de finanças e outro da contabilidade da Prefeitura. O principal acusado é conhecido em Eldorado e muito próximo da prefeita Mara Caseiro (PDT).

A Polícia Civil de Eldorado deverá instaurar inquérito policial para concluir os trabalhos de investigação, de acordo com o BO 38908/2008. A suspeita é da possível prática de peculato, formação de uma quadrilha e corrupção passiva que, em tese, e de acordo com as investigações iniciais, podem ter sido cometidas pelos servidores municipais, com o direto envolvimento de particulares. Informações extraoficiais dão conta que grande soma de dinheiro era repassada a dois dos acusados, por um posto de combustíveis da cidade, como se o Município tivesse retirado o combustível. O comprovante da negociação fraudulenta são as notas fiscais utilizadas nas denúncias e que já estão em poder do Ministério Público.

O assessor jurídico do Município, advogado Paulo Lotário Junges, disse ao Diário MS que, de fato recebeu informações de que funcionários da prefeitura foram ouvidos em audiência pelo MPE. “Mas não existe um inquérito civil público contra a Prefeitura. Portanto, não tenho nenhuma causa neste sentido para trabalhar e desconheço o teor deste processo”, argumentou Dr. Junges.

A reportagem também tentou, insistentemente no dia de ontem, contato telefônico com a prefeita Mara Caseiro, através de seu número de celular, mas não obteve resposta e as ligações sempre caíam em sua caixa de mensagem.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de maio de 2026

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete