16.2 C
Amambai
terça-feira, 19 de maio de 2026

Câmara de Amambai: Sessão do dia 26 de maio de 2008

2008-05-28 13:34:00


A Câmara Municipal de Amambai realizou no dia 26 de maio mais uma sessão ordinária no Plenário Lourino Jesus de Albuquerque tendo a frente dos trabalhos os vereadores Anderson Mansano (PR), Presidente da Mesa Diretora da Casa, Josué de Barros (PMDB), Primeiro Secretário e vereadora Jaqueline Raymundo, Vice-Presidente.

O vereador Josmair Cardoso (PR) apresentou Requerimentos à Presidência da Casa para que fosse oficiado o Prefeito Municipal Sérgio Barbosa, a enviar a Câmara às seguintes informações:
a)      Se há possibilidade de viabilizar recursos para a realização do Projeto Modelo para 250 (duzentas e cinqüenta) crianças e adolescentes, gratuitamente na sede do município?
b)      Em caso positivo, quando poderá ser apresentada a planilha com o valor dos custos para a realização do projeto?
c)      Em cano negativo, qual o impedimento?
d)      Se há distribuição de kits escolares no município de Amambai?
e)      Em caso positivo, quando foi aberta a licitação e qual é a empresa vencedora, e em que data foi feita a distribuição?
f)        Em caso negativo, qual o impedimento?
Em suas justificativas o vereador salientou que, considerando que o Projeto Modelo traz aulas de estudo de textos teatrais, etiqueta social à mesa, comportamento, postura, andamento, produção de moda, artes cênicas e técnicas comerciais para TV, boas maneiras, passarela, expressão corporal, voz, dicção, desinibição, perda do medo e timidez; considerando que o Projeto Modelo traz palestras com profissionais das áreas de saúde, educação, segurança, meio ambiente e ação social; considerando que o Projeto Modelo já trouxe vários títulos de beleza para o nosso Município e para o Estado de Mato Grosso do Sul; considerando que o Projeto Modelo além de preparar o jovem para ser modelo e manequim, também serve para desenvolver os modos, educação e boas maneiras, visando naturalidade e confiança; considerando que o Projeto Modelo é um curso gratuito para seus participantes; considerando que o Projeto Modelo foi incluído na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), no Projeto de Lei nº. 013/2007, nas prioridades e metas da Administração Municipal de Amambai; considerando que a maioria das crianças que estudam nas escolas municipais são de famílias consideradas de baixa renda; considerando que um kit escolar atenderia as necessidades dessas crianças, em razão da situação econômica precária em que vivem; considerando que o Executivo Municipal está fazendo investimentos em quadras poliesportivas e ampliação das escolas; considerando que a distribuição de kit escolar seria uma maneira justa do Poder Público ajudar estas crianças; considerando que a Prefeitura Municipal adquiriu 1.800 (um mil e oitocentas) mochilas através da Carta Convite nº 14/2008; considerando o exposto é que o Vereador que este subscreve, em conformidade com o texto regimental desta Casa solicita tais informações.

A vereadora Jaqueline Raymundo (PSDB) apresentou indicação ao Prefeito Municipal, Sérgio Barbosa, solicitando que através da Secretaria Municipal de Cultura, seja organizado um concurso fotográfico em comemoração aos 60 anos de Amambai, que poderia intitular-se “AMAMBAI EM SEU MELHOR ÂNGULO, 60 ANOS DE HISTÓRIA” onde seriam tratados temas sobre usos, costumes, paisagens, do cotidiano e da população em geral do município. Todas as fotos premiadas poderiam ser expostas em locais a determinar na semana de aniversário do município, juntamente com as fotos concorrentes. Jaqueline também apresentou indicação ao Secretário Municipal de Serviços Urbanos, Natanael Silva França, solicitando que seja feita a limpeza das laterais da Rua Lourival Nunes Vargas, nos fundos do Clube Milionários, no seu prolongamento de aproximadamente 120 metros de capoeira em suas laterais, o que está prejudicando as pessoas transitarem pelo local. Os vereadores Anderson Mansano, Coconho, Josué de Barros e Gilmar Vicentin subscreveram estas indicações.

Anderson Mansano (PR) apresentou indicação ao Prefeito Municipal, Sérgio Barbosa, solicitando que através da Secretaria Municipal de Obras Públicas, seja feita a construção de 10 metros de meio fio na Rua General Câmara, esquina com a Rua Sebastião Espíndola, na Vila Varocopa. Anderson Mansano também apresentou indicação ao Deputado Estadual, Zé Teixeira, solicitando que sejam viabilizados recursos, através de emendas parlamentares, para o Clube de Mães (Creche Ciranda do Amor) APAE e Lar do Menor de Amambai. Estas indicações foram subscritas pelos vereadores Gilmar Vicentin, Coconho, Josué de Barros e pela vereadora Jaque.

O vereador Coconho (PR) apresentou indicação ao Deputado Estadual, Marquinhos Trad, sugerindo a proposição de elaborar um Projeto de Lei dispondo sobre a isenção do pagamento da taxa de 2ª via de documentos roubados e ou furtados, quando expedidos por órgãos públicos do Estado de Mato Grosso do Sul, desde que, o beneficiado apresente a ocorrência policial. Esta indicação foi subscrita pelos vereadores Anderson Mansano, Josué de Barros, Gilmar Vicentin e pela vereadora Jaque.

O vereador Josué de Barros (PMDB) apresentou indicações ao Prefeito Municipal, Sérgio Barbosa, solicitando que sejam viabilizados recursos para a construção de um prédio para a Escola Municipal do Assentamento Guanabara e que sejam feitos reparos na iluminação da Praça da Rodoviária “Antonio Delgado Martinez”. Estas indicações foram subscritas pelos vereadores Carlinhos, Daniel Riquelme, Gilmar Vicentin e Roberto Protético.

O vereador Gilmar Vicentin (PDT) apresentou indicação ao Deputado Estadual, Ary Rigo, solicitando que seja viabilizada emenda parlamentar para a construção de uma sala de informática na Escola Municipal Antonio Pinto da Silva. Gilmar também apresentou indicação ao Prefeito Municipal, Sérgio Barbosa, solicitando que se estude a possibilidade de viabilizar recursos para a construção de arquibancadas na quadra de esportes da Vila Varocopa. Estas indicações foram subscritas pelos vereadores Carlinhos, Roberto Protético, Daniel Riquelme e Josué de Barros.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de maio de 2026

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete