2008-05-27 16:18:00
O vereador Osmar Marques do Amaral do PSDB apresentou requerimento na noite de quinta-feira, 15 de maio, em Sessão Ordinária, que fosse encaminhado oficio ao engenheiro-agrônomo da AGRAER (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), senhor Osmar Lioji Tsurumaki, solicitando que Aral Moreira seja incluído no Programa Erva-Mate, que é desenvolvido pela AGRAER em conjunto com o Ministério da Integração e parceria de Prefeituras, que tende a resgatar esta atividade que possui um enorme significativo para o Mato Grosso do Sul.
O vereador destacou que o objetivo da solicitação é atender aproximadamente 500 (quinhentos) pequenos produtores do Município com renda abaixo de R$ 8.000,00 (oito mil) anual, onde esses se enquadram no grupo C do PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agrícola Familiar).
"Para nosso Município será de extrema importância para que possamos beneficiar os pequenos produtores; convém ressaltar que a diversidade agrícola está sendo prioridade em nosso País", finalizou Osmar Amaral.
O projeto desenvolvido possui algumas etapas preparatórias antes da entrega das mudas aos produtores, como capacitação dos técnicos que vão acompanhar os produtores, distribuição de cartilhas e a realização de Dias de Campo. "Cada produtor recebe um kit que consiste numa quantidade de sementes de feijão Guandu, indispensável para sombrear as mudas recentemente plantadas e o adubo.
Só depois eles recebem as mudas", disse o Engenheiro Osmar. "Cada muda de erva-mate tem um custo considerado elevado, daí a necessidade de intensos cuidados, por isso que o papel dos produtores é fundamental e o acompanhamento de um técnico é indispensável" finalizou Osmar Lioji.









