2008-05-23 07:02:00
Ao se referir ao Mercosul em entrevista coletiva após um encontro com o chefe de Estado do Uruguai, Tabaré Vázquez, em Montevidéu, o presidente eleito do Paraguai, Fernando Lugo, afirmou que seu país "está em dívida" com o bloco.
"Brasileiros e paraguaios estão em dívida com o Mercosul porque seus respectivos Parlamentos ainda não ratificaram a adesão da Venezuela", disse. "Pessoalmente, defendo que o Mercosul cresça e se amplie com a participação de todos os membros", acrescentou. Lugo afirmou hoje que concorda com a "necessidade e a conveniência de ampliar as alianças e cooperação" entre os países pequenos da região.
"Os países pequenos da região têm muito em comum, e se unirmos nossos esforços e capacidades será mais fácil superar as dificuldades", acrescentou. Lugo, que no dia 20 de abril venceu as eleições presidenciais em seu país à frente da Aliança Patriótica para a Mudança (APC) derrotando o Partido Colorado, que estava há seis décadas no poder, afirmou que o Paraguai "está no momento certo" para encarar o processo de mudança "com um modelo de sociedade e país diferente".









