2008-05-16 19:41:00
A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de chuva forte às defesas civis dos Estados de Roraima, Amapá, Pará, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio Grande do Sul.
Nesta sexta-feira, áreas de instabilidade dão origem a nuvens carregadas que provocarão pancadas de chuva no oeste de São Paulo e em Mato Grosso do Sul. Alerta-se que, em alguns momentos, a chuva poderá ser de forte intensidade, acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento entre 40 e 60 km/hora.
Amanhã, áreas de instabilidade manterão as pancadas de chuva em Roraima, Amazonas, Amapá, norte do Pará e entre o litoral e centro-norte do Maranhão. Persiste o alerta de que, em alguns momentos, a chuva poderá ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas.
No domingo, uma nova frente fria organiza áreas de instabilidade que provocarão pancadas de chuva no Rio Grande do Sul. Alerta-se que, em alguns momentos, a chuva poderá ser de forte intensidade, acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento entre 50 e 60 km/hora, no sul, oeste e centro gaúcho.
A Secretaria Nacional de Defesa Civil continua recomendando orientar a população para o risco de alagamentos e enchentes nas áreas ribeirinhas, deslizamento de encostas, morros e barreiras. Além disso, evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios. Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e também incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais.
Os alertas preventivos emitidos para os Estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo são baseados em informações do Centro de Previsão e Estudos Climáticos (Cptec) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os demais alertas são baseados em informações do Cptec.










