2008-04-23 16:55:00
Originária da América do Sul, a mandioca (Manihot esculenta Crantz) constitui um dos principais alimentos energéticos para mais de 700 milhões de pessoas, principalmente nos países
De fácil adaptação, a mandioca é cultivada em todos os estados brasileiros, situando-se entre os nove primeiros produtos agrícolas do país, em termos de área cultivada, e o sexto em valor de produção. É uma cultura bastante versátil e produtiva, além de tolerante às condições ambientais do semi-árido. Por esta característica de rusticidade, as áreas destinadas ao cultivo nas propriedades têm sido as marginais, menos férteis, com pouco ou nenhum uso de tecnologias apropriadas.
“A mandioca é ainda uma riqueza muito pouco conhecida e explorada. Seus usos ainda são vistos com muita surpresa, passando por métodos rudimentares de aproveitamento a usos industriais sofisticados, ampliando a cada dia a complexidade de sua cadeia produtiva”, afirma o pesquisador Joselito Motta, da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical.
Os usos mais comuns da mandioca são na alimentação humana (a exemplo dos beijus, bolachinhas de goma e pães de queijo) e na alimentação animal, em forma de raspa, feno e silagem. Até mesmo a parte área (folhas e caules) e a manipueira, o líquido tóxico originado da prensagem das raízes, podem ser aproveitadas. A manipueira pode ser usada, por exemplo, na confecção de tijolos e tintas e como herbicida, inseticida e adubo orgânico.
Um projeto de lei apresentado em 2001 pelo deputado Aldo Rebelo prevê a obrigatoriedade de inclusão de











