2008-04-19 01:37:00
Foi aprovado por unanimidade, na sessão ordinária realizada no dia 14.04.08 pela Câmara Municipal de Amambai a indicação nº 120/08, deautoria do vereador Josmair Cardoso(PR), solicitando ao prefeitomunicipal de Amambai, elaborar um projeto para viabilizar recursosjunto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação(FNDE) para aconstrução de 04(quatro) escolas nas aldeias do município de Amambai,sendo 02(duas) na Aldeia Amambai, 01(uma) na Aldeia Limão Verde e 01(uma) na Aldeia Jaguarí.
Segundo o vereador, o Governo Federal vai priorizar a educaçãoindígena em todo o país, para isso o Plano de Ações Articuladas(PAR)do Ministério da Educação(MEC) prevê a construção de várias escolasnas aldeias brasileiras, sendo que os recursos foram empenhados nofinal de 2007 para serem utilizados neste ano, o projeto será de umaconstrução oval, salas amplas que atendem turmas multisseriadas(umprofessor para várias séries), área grande de recreio, que tambémserve de refeitório e reuniões da comunidade, e cozinha.
Os sanitáriosficam fora do prédio, para atender uma exigência cultural e o MEC também vai investir na formação de professores e na produção dematerial didático voltado às comunidades indígenas das diversas etniasexistentes.
"Sendo o nosso município hoje formado com mais de 25% de sua populaçãode índios, não poderemos deixar de viabilizar este projeto por parteda prefeitura municipal, solicitando estes recursos do Governo Federalpara que possamos manter as tradições de nosso povo indígena",finalizou o vereador.










