22.3 C
Amambai
sexta-feira, 15 de maio de 2026

Tiro Livre – por Antonio Luiz

2008-04-08 10:44:00

##Guaratinguetá x Ponte Preta e Palmeiras x São Paulo são os dois jogos das semifinais do campeonato paulista. Todos esperavam uma vitória do Corinthians sobre o Noroeste. Acontece que o Timão decepcionou e perdeu, ou seja, ele mesm0 se desclassificou independentemente dos outros resultados. O Palmeiras chegou a liderar o campeonato, situação que evitaria o confronto com o São Paulo, mas o Guaratinguetá mostrou porque foi líder grande parte da competição e venceu o Ituano. Na minha opinião o favorito à conquista do Paulistão é o Palmeiras, não só pela tradição, mas porque o São Paulo está mais preocupado com a Libertadores, no que está certo.

##E o muito engraçadinho Vampeta completou seu quarto rebaixamento seguido com o Juventus. Vai ser pé-frio assim lá em Nazaré das Farinhas.

##O brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, ultrapassou o pole-position Robert Kubica, da BMW, na primeira curva, e trouxe o carro para a vitória no GP do Bahrain, terceira etapa da temporada 2008 de Fórmula 1. O finlandês Kimi Raikkonen, companheiro de Massa, completou a prova na segunda posição, seguido pelo polonês Kubica.  O alemão Nick Heidfeld, companheiro de Kubica, completou a prova na segunda posição e assume a vice-liderança do campeonato. O finlandês Heikki Kovalainen, em quinto, foi a McLaren melhor colocada no final da prova.

A largada aconteceu sem problemas para a maioria dos pilotos. O inglês Lewis Hamilton, companheiro de Kovalainen, não fez uma boa largada e perdeu várias posições. Ainda nas primeiras voltas Hamilton acabou tocando uma Renault e perdendo o seu bico, fazendo, a partir daí, uma corrida de recuperação, completando em 13º. O alemão Sebastien Vettel, da Toro Rosso, protegido e preferido de Schummacher para substituir Massa no ano que vem,  teve problemas com motor e espalhou muito óleo pela pista, logo nas duas primeiras voltas, complicando a vida de vários pilotos. Entre os mais prejudicados, está o espanhol Fernando Alonso, da Renault, que rodou, mas ainda assim completou a prova na 10ª posição.

Kubica foi outro que teve problemas com o óleo, perdendo aderência, o que resultou na ultrapassagem de Raikkonen. Não demorou muito para que Heidfeld fizesse a ultrapassagem sobre Kovalainen. A BMW conseguiu manter um ritmo bem próximo ao da Ferrari, durante a maior parte da prova. O brasileiro Rubens Barrichello, da Honda, completou a prova na 11ª posição, em alguns momentos pressionando Alonso, mas sem sucesso. Nelson Piquet, companheiro de Alonso, apesar de não ter largado numa boa posição, vinha durante toda a prova crescendo em desempenho, até sofrer com problemas no câmbio, que já vinham desde a volta de apresentação. Desta vez, o piloto brasileiro e a equipe francesa, decidiram que a melhor opção era abandonar.

##Uma pena o América carioca ter caído para a segunda divisão do campeonato regional. O Ameriquinha é o segundo time de quase todos os cariocas, que têm um carinho especial pelo clube que já foi campeão e revelou jogadores importantes para o futebol brasileiro como os irmãos do Zico, Edu e Antunes, Calazans, Amaro e muitos outros que a não me vêm à memória.

O grande problema para o futuro é o América conseguir receita para manter uma equipe, já que na segundona do Rio vai enfrentar equipes absolutamente desqualificadas, quase times de várzea, sem torcida e que não atraem público, além de ficar totalmente esquecido pela mídia. Vão ter que ter muita imaginação para que o clube volte para a primeira divisão, ou então vai se tornar apenas um clube social.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 15 de maio de 2026

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete