2008-03-31 23:22:00
O I Encontro Estadual de Educação nas Prisões, realizado através da parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (SED) e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), pretende implantar, em Mato Grosso do Sul, a modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA) nas prisões.
O objetivo do evento é capacitar professores, agentes de segurança e técnicos que atuam na educação prisional, tendo em vista a implantação da modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA), através do programa “Educando para a Liberdade”.
As palestras vão debater temas sobre a pedagogia prisional, entre eles a “Pedagogia como instrumento político e pedagógico para a transformação social”, com as capacitadoras Juliana dos Santos Graziane e Márcia Guerra, ambas da PUC/SP; “Educando para a liberdade – educação formal como mecanismo para a Ressocialização de internos do sistema prisional”, com o palestrante Paulo Cabral, da Unesp/SP; “Desigualdade Social – Diversidade e Educação”, com Aleixo Paraguassu, presidente do Instituto Luther King; “Ressocialização, limites e possibilidades no Sistema Penitenciário”, com o palestrante Roberto Bassan Peixoto, superintendente de Políticas para a Infância e Juventude do governo do Estado do Paraná e a palestra “Direitos Humanos e o Sistema Prisional”, com Ben-Hur Ferreira, advogado e professor pela PUC/SP.
O encontro vai acontecer até sexta-feira (4), no Hotel Internacional, das 8 às 17 horas. Participam da capacitação cerca de 60 pessoas.