19.8 C
Amambai
quinta-feira, 14 de maio de 2026

Ministro nega ser necessário subir preço da gasolina

2008-03-28 22:29:00

O ministro Edison Lobão (Minas e Energia) disse nesta sexta-feira, no Rio, não acreditar que o preço da gasolina será reajustado em 2008, apesar do aumento do preço do barril de petróleo no mercado internacional. Ele evitou justificar sua posição. O último aumento da gasolina e do diesel ocorreu em setembro de 2005.

Lobão informou também que o governo mantém estudos sobre mudanças na lei do petróleo. Ele garantiu que os contratos existentes não serão alterados, mas admitiu que áreas no Pré-sal que já foram concedidas, mas cujas produções ainda não foram iniciadas, poderão ter as taxas elevadas.

"Se não tiver no contrato, podemos elevar. O que nos deixa preocupados é garantir a segurança jurídica respeitando os contratos já existentes", afirmou Lobão.

Anunciado em novembro do ano passado, o megacampo de Tupi, na Bacia de Santos, é um das áreas do Pré-sal. Ele tem uma reserva estimada pela Petrobras entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris de petróleo, sendo considerado uma das maiores descobertas de petróleo do mundo dos últimos sete anos.

Sobre os boatos de que a Petrobras teria descoberto novas reservas no Maranhão, Lobão ainda não ter sido notificado pela estatal. Ele acrescentou que só falaria algo sobre o tema caso as descobertas estivessem garantidas tecnicamente.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 14 de maio de 2026

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete