2008-03-19 06:35:00
Vilson Nascimento
Quatro vereadores de Tacuru brigam na Justiça para permanecerem no cargo após terem os mandatos requeridos pelos suplentes por conta da lei de fidelidade partidária.
Eles trocaram de sigla partidária após o dia 27 de março do ano passado (2007), data que o Supremo Tribunal Federal, que já havia definido que o mandato pertence ao partido e não ao eleito pelo voto popular, estabeleceu para começar a vigorar a lei e a perda dos mandatos dos parlamentares que trocassem de partidos, os “infiéis” como foram classificados.
Em Tacuru dois vereadores, Nascimento Otílio da Silveira e Antônio Nogueira, deixaram o Partido dos Trabalhadores (PT) e ingressaram no Partido Socialista Brasileiro (PSB). Jorge Espíndola, o “Alceu” deixou o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e ingressou no PT e Ezaú Martins deixou o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e também fortaleceu as fileiras do PSB no município.
Outros dois vereadores também trocaram de partido no município, mas não tiveram seus mandatos reivindicados, Paulo Pedro Rodrigues, o “Pedrinho” que deixou o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) antes de 27 de março e agora está no DEM (Democratas), mas teria realizado uma passagem, nesse intervalo, pelo Partido Progressista Social (PPS) e o atual presidente da Câmara de Tacuru, que deixou o PMDB, também para se filiar ao PSB.
Vereadores se defendem- Os dois vereadores que deixaram o PT, Nascimento Otílio da Silveira e Antônio Marques alegam, em sua defesa, que não deixaram o partido por conta própria, mas sim por terem sido expulsos do partido por não terem contribuído com o “dizimo” mensal que o PT cobra de seus filiados com cargos eletivos.
“Estávamos em debito com o partido sim. Procuramos o diretório estadual para tentar resolver o problema, mas o diretório municipal nos excluiu do quadro de filiados, por isso fomos obrigados a procurar outra sigla partidária”, disse Nascimento ao mostrar um oficio do diretório municipal do PT de Tacuru, datado de 20 de setembro de 2007 e assinado pelo presidente do partido no município, na época, Ramão Vilhalva, decretando a expulsão dos dois vereadores.
Ideologia fez Ezaú sair.
O ex-peemedebista Ezaú Martins alega mudança de ideologia do partido no município para justificar a troca de partido.
Segundo Ezaú, que é indígena guarani-kaiowá, quando ele se filiou ao PMDB o partido defendia uma bandeira em Tacuru, mas agora, com a troca de líderes, a identidade e o idealismo pelo qual defendia mudou, motivo que o levaram a trocar de sigla.
Alceu teria sofrido pressão– O vereador Jorge Espíndola, que deixou o PTB para se filiar ao PT, teria sofrido pressão do partido para manter uma oposição “ferrenha” a atual administração. Como teria se recusado a agir dessa forma, teria começado a sofrer perseguições dentro do partido, o que teria o motivado a deixar a sigla. Ele não foi encontrado para comentar a questão.










