12.6 C
Amambai
terça-feira, 12 de maio de 2026

Fátima do Sul e mais 2 cidades testarão urna com foto

2008-03-01 20:20:00

O TSE apresentou o conjunto de equipamentos utilizados no sistema de cadastramento eleitoral por leitura biométrica, o que denominou “kit bio”. Três municípios vão receber o novo sistema em projeto-piloto, Fátima do Sul, São João Batista (SC) e Colorado D’Oeste (RO).

Os eleitores terão seus dados pessoais, as impressões digitais e a fotografia lançadas neste novo cadastro, que, segundo o Tribunal, será o maior do mundo em número de pessoas registradas biometricamente. A previsão é de que em dez anos, 100% do eleitorado esteja catalogado por esse método.

O projeto conta com o apoio da PF (Polícia Federal), que foi viabilizado por acordo de cooperação assinado pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, e o presidente do TSE, ministro Marco Aurélio. A parceria possibilita que técnicos da PF acompanhem a implantação do cadastro.

A partir do dia 3 de março, 60 técnicos da Polícia Federal acompanharão o cadastramento nos três municípios, que servirão de “pilotos”. Serão 20 técnicos para cada um dos locais escolhidos.

O TSE optou por implementar o sistema em municípios com aproximadamente 15 mil eleitores; que estivessem na iminência de passar por um processo de revisão de seu eleitorado; que fossem sede de zona eleitoral e próximos à capital de seu estado; bem como, que atendessem à variabilidade necessária de teste das impressões digitais.

Leia também

Edição Digital

A Gazeta publica suplemento especial pelo aniversário de 46 anos de Tacuru

Redação O Jornal A Gazeta publicou nesta terça-feira, dia 12...

Enquete