5.7 C
Amambai
terça-feira, 12 de maio de 2026

Soja da Safras indica colheita de 5% no Brasil

2008-02-20 19:33:00

A colheita de soja da safra 2007/08 atingiu 5% no Brasil, até 15 de fevereiro, conforme levantamento divulgado por Safras & Mercado. Na comparação com igual período do ano passado, o ritmo dos trabalhos está atrasado. Na temporada 2006/07, os produtores já haviam colhido 9% da safra estimada. A média para o período é de 6%.

Os trabalhos estão mais adiantados no Mato Grosso e em Goiás, onde o índice de soja colhida é de 10%. No Paraná, o percentual é de 5%, enquanto no Mato Grosso do Sul, 4% da área estimada já foi colhida.


De todo modo a semana foi positiva por ter combinado chuvas e períodos de sol em praticamente toda a região de produção, permitindo o início efetivo da colheita. De forma especial das lavouras que já estavam prontas e com registro de perdas de qualidade, como o caso de parte das lavouras precoces do Mato Grosso e Goiás.

"Com a regularização da colheita, o sentimento geral voltou a ser de otimismo, trazendo de novo a percepção de que a produção possa alcançar resultados superiores aos 60,36 milhões de toneladas estimados por S&M no relatório anterior do final de dezembro", avalia o analista Flávio França Júnior. No próximo dia 22, será divulgado os números de produção. As informações são da assessoria de imprensa da Safras & Mercado.


 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 12 de maio de 2026

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete