9.5 C
Amambai
segunda-feira, 11 de maio de 2026

Periscópio “Eu mereço” por Antonio Luiz

2008-02-16 09:41:00


Eu mereço

Quando eu digo que nós vivemos na “República da Banania”, muita gente torce o nariz, como se eu estivesse ofendendo individualmente cada um. Na verdade, o que precisa ficar bem claro é que o conjunto da sociedade que forma a população tupiniquim é composta de “vivaldinos”, alienados e “otários”. Os “vivaldinos” tomaram o poder e fazem o que querem, enquanto os alienados e os otários pagam a conta.

Em outras palavras: somos um povo idiota. Elegemos políticos com a missão de defender os interesses da população, porém essa gente sem escrúpulos só faz roubar, conspirar contra a vontade popular e sem pejo algum enriquecer no poder. E isso foi sempre assim e agora com Lula na presidência chegou ao paroxismo. Nunca nesse país se roubou tanto como no atual governo. Tem para todo gosto: mensalão, dólares na cueca, dossiê falso, Okamoto e sua generosidade, irmão lobista, senador pecuarista, governador grileiro e os famigerados cartões corporativos. Isso sem contar as farra das ONGs, das Centrais Sindicais e MST que se fartam com o dinheiro público.

Eu já perdi completamente o orgulho de ser brasileiro. Antes eu vibrava com a seleção, torcia pelas misses e chegava a me emocionar com o Hino Nacional. Hoje tenho vergonha. Nas transmissões esportivas, quando tocam o Hino, pego o controle remoto e mudo de canal. Tenho vontade de renegar minha cidadania, numa espécie de revolta contra o fato de ter a mesma nacionalidade dessa quadrilha que tomou conta do país. Tenho nojo do Lula, asco do Renan, ânsia de vômitos do Jucá, urticária com a Ideli e total desprezo por todos. Inclusive nos que votei. As exceções que confirmam a regra ficam por conta dos deputados Roberto Freire, Fernando Gabeira e Raul Jungmann e dos senadores Jefferson Perez e Marisa Serrano. O resto é lixo.

E pensar que nós, os otários, trabalhamos mais de quatro meses por ano para bancar as safadezas desses quadrilheiros. Fui obrigado a cancelar meu cartão de crédito porque meus proventos não condiziam com essa mordomia e vejo que não deixei de pagar cartão. Apenas pago cartões de gente que nunca vi mais gorda e que faz festas às minhas custas e ainda ri da minha cara de otário. Eu mereço.

Só para arejar a memória dos meus amigos. Lembram-se que o Renan Calheiros foi engraxate em Maceió? Já viram as fotos das fazendas dele? Como será que ele se tornou o “Rei do Gado”. E o nosso ex-governador Zeca do PT – só o epíteto já diz tudo – que de funcionário do Banco do Brasil virou latifundiário, fazendeiraço. De onde saiu a grana? Faço uma idéia.

Esse é o chamado crime organizado. Não há quem desbarate essa quadrilha. O único que poderia fazê-lo é o povo. Mas como? Temos uma população com educação mais do que precária, praticamente inexistente, que recebe um “bolsa esmola” de 90 reais e serve de massa de manipulação e, verdade seja dita, faz questão de continuar a ser enganada. Vota sempre nos mesmos calhordas que a oprime e rouba. Acho que não temos futuro.

O meu pessimismo com o Brasil contrasta fortemente com o meu humor cotidiano. Quem me conhece e comigo tem algum tipo de contato sabe que sou uma pessoa de alto astral, sempre rindo e disposto a fazer um chiste ou uma gozaçãozinha, geralmente de duplo sentido e que minhas atitudes não combinam com esse azedume dessas linhas.

Acontece que já estou de “saco cheio” de ser espoliado, de ver os maus caráter se locupletarem às nossas custas e no maior cinismo mentir deslavadamente. Ou seja, nos batem a carteira e ainda nos fazem de trouxas. E nós ficamos quietos, não reagimos.

Tenho vergonha disso.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 11 de maio de 2026

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete