16.1 C
Amambai
segunda-feira, 11 de maio de 2026

Começa a briga por uma vaga na Libertadores

2008-02-13 13:18:00

É o campeonato mais democrático do País. A Copa do Brasil começa nesta quarta-feira, com 64 participantes de todos os Estados. Os mais bem preparados buscam o título e, o mais importante, uma vaga na Libertadores de 2009. Os mais modestos tentam forçar a segunda partida e, com sorte, atrair alguma atenção durante a primeira fase da competição.


 Na melhor das hipóteses, uma zebra como a de 2002, quando o ASA derrubou o Palmeiras em pleno Palestra Itália.
A quantidade excessiva de times carrega também seus pontos negativos. As equipes de maior tradição mal conhecem seus primeiros adversários.


E o desconhecimento, às vezes, pode vir acompanhado de desinteresse. "Não sei nem as cores da camisa do Barras", afirmou o lateral Alessandro, do Corinthians, sobre o rival que deve entrar em campo de azul e com patrocinador novo. Sua equipe enfrenta a equipe piauiense no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, porque o campo do adversário não foi liberado pela CBF.


Igual também é o nome de alguns times que participam da competição. Ulbra-RS e Ulbra-RO são equipes diferentes mantidas pela mesma universidade, em campi no sul e no norte do País. Na primeira fase, a Ulbra-RS recebe o Brasiliense em Canoas, no dia 27. Já a equipe de Rondônia recebe a Portuguesa em Ji-Paraná nesta quarta. A Lusa até irá poupar titulares para enfrentar os bicampeões estaduais.


Fundada em 2005, a Ulbra-RO venceu todos as competições que disputou: um campeonato da segunda divisão e dois da primeira de Rondônia. E busca o segundo jogo para poder enfrentar a Lusa, em São Paulo, no jogo da volta. Mas, contra si, a equipe tem o retrospecto na temporada. No único jogo que disputou, amistoso contra o Cacerense-MT, perdeu por 3 a 1.


Os desfalques, o cansaço pela longa viagem e a pouca tradição na Copa do Brasil parecem não assustar a Lusa, que optou por poupar jogadores. O centroavante Christian, o volante Dias e o zagueiro Marco Aurélio não viajaram com o time por causa de dores musculares. A meta do técnico Vagner Benazzi é voltar de Rondônia com a classificação assegurada.


Os gaúchos do Grêmio enfrentam um time homônimo, o Grêmio Jaciara, de Cuiabá. O curioso é que o adversário, clube fundado em 1975, faz homenagem explícita ao time gaúcho, tanto no nome quanto nas cores do uniforme e no escudo, idênticos aos do time quatro vezes campeão da Copa do Brasil.


O potencial do Grêmio Jaciara, porém, ainda é completamente desconhecido pelo técnico Vagner Mancini, do Grêmio. Ele recebeu informações do adversário antes de embarcar para Cuiabá e disse que só definiria a escalação do time depois de estudar o relatório.


O São Caetano enfrentou uma maratona de 12 horas, entre viagens de ônibus e avião, para deixar o ABC paulista e chegar a Bacabal, no interior maranhense, palco da partida contra o Maranhão.


A equipe que mais pode reclamar da má sorte neste início de Copa do Brasil, contudo, é o Paraná. O time curitibano enfrentou os 2 847 quilômetros que separam Curitiba de Macapá (AP), disposto a conseguir uma vitória por diferença de dois gols contra o desconhecido Trem, para evitar o jogo de volta pela Copa do Brasil.


O rival Coritiba também vai longe: pega a Tuna Luso, em Belém, e não contará com o centroavante Keirrison, de 19 anos, um dos principais jogadores do time que venceu a Série B no ano passado.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 11 de maio de 2026

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete