25 C
Amambai
sábado, 27 de abril de 2024

Febre Amarela:Amambai não tem mais vacina nos postos

2008-01-17 14:33:00

Vilson Nascimento

A notícia do surgimento de casos de febre amarela, principalmente na região Centro-Oeste acabou gerando uma verdadeira corrida aos postos de saúde atrás da vacina contra a doença em todo o País, causando o desabastecimento.

Em Amambai, município com uma população estimada em 33,4 mil habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), apesar de ter pedido 5 mil, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu, do Estado, apenas 2 mil doses na vacina na terça-feira (15) e no início da tarde dessa quinta-feira (17) restavam apenas 300 dozes, que segundo o setor de vacinação do Posto Central, se esgotaria em pouco tempo.

Mesmo sob orientação para manter a calma e evitar uma correria aos postos, já que, segundo o Ministério da Saúde, a doença estaria sob controle, às pessoas insistem em tomar a vacina, muitas vezes até se exaltando e ameaçando os funcionários do setor responsável que tentaram controlar a aplicação da medicação para não faltar para pessoas que de fato necessitavam da imunização, como crianças a partir dos 6 meses de idade e pessoas que viajariam para as áreas de maiores riscos de contraírem o vírus, como regiões de florestas ou as áreas onde foram notificados maior número de casos da doença, mas não conseguiram, tendo em vista a grande procura e pressão popular.

“Não temos como atender a todo mundo. Como no restante do País, que também não dispõe de vacina suficiente para uma vacinação em massa. Em Amambai havíamos adotado a medida de só vacinar pessoas que realmente precisam da vacina, crianças que ainda não receberam a doze após nascer e pessoas que vão viajar para áreas re risco”, disse o secretário de saúde do município Pedro Humberto ao relatar que maiores quantidades de vacina estão sendo pedidas diariamente pela Secretaria de Saúde, mas o Estado e o próprio Ministério da Saúde não tem a vacina em estoque para distribuir aos municípios.

“Estamos cobrando, mas não temos previsão de quando Amambai voltará a receber doses da vacina”, informou o secretário.

Informações dão conta que Mato Grosso do Sul receberia 70 mil doses da vacina para ser distribuída entre os municípios, mas não foi confirmado quando o medicamento será distribuído. Enquanto não dispõe da vacina preventiva a população aguarda.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete