32.9 C
Amambai
quarta-feira, 6 de maio de 2026

17,7% das mortes em MS são de forma violenta, diz IBGE

2007-12-06 11:03:00

Pesquisa divulgada hoje (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que 15,2% das mortes em 2006 no Brasil foram de forma violenta. Mato Grosso do Sul ficou acima dessa média, com 5.914 mortes violentas, 17,7% do total.

Os números fazem parte das Estatísticas do Registro Civil, que incluem nos percentuais de mortes violentas os acidentes de trânsito, suicídios, acidentes de trabalho e homicídios. O ranking é encabeçado por Rondônia, que chega a apresentar mais que o dobro da média nacional, com 31,9%. Em segundo lugar vem o estado de Mato Grosso (22,2%), seguido por Amapá (22%).

Dos dez estados com maior percentual de mortes violentas, seis pertencem à região amazônica, incluindo Roraima (19,4%), Pará (19,2%) e Tocantins (17%). São áreas basicamente rurais, de grande extensão de florestas e que abrigam empreendimentos agropecuários de larga escala. O que não é apenas coincidência, segundo o advogado José Batista Afonso, membro da coordenação nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e que representa a entidade no Pará.

“Esses estados estão localizados na fronteira da expansão agrícola, no que chamamos de arco do desmatamento, que faz pressão sobre a Amazônia. São locais onde a presença do Poder Judiciário e da segurança pública é extremamente fragilizada, associada ao problema da impunidade”.

Outro estado que aparece em destaque no percentual de óbitos violentos, mas que não está localizado na Amazônia, é Pernambuco, registrando 1.494 mortes causadas por violência, 17,7% do total. Porém, assim como Mato Grosso do Sul, possui problemas fundiários históricos de luta pela terra.

No ranking das dez unidades da federação mais violentas também aparecem o Espírito Santo (20,6%) e o Distrito Federal (18,3%), onde não há disputas graves por terras, mas enfrentam problemas como o crime organizado, no caso do Espírito Santo, e de altos índices de acidentes de trânsito, na Capital Federal.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 06 de maio de 2026

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete