2007-10-12 15:30:00
O ator Paulo Autran, de 85 anos, morreu nesta sexta-feira (12) após um dia de internação no Hospital Sírio Libanês, na Região Central de em São Paulo. Autran, um dos mais talentosos atores brasileiros, lutava contra um câncer de pulmão e um enfisema pulmonar. Há pelo menos um ano, era submetido a sessões de radioterapia e quimioterapia.
Autran foi internado na tarde de quinta-feira (11), em estado grave. Ele já havia deixado o Sírio Libanês na terça-feira (9), após mais uma internação. O ator estava sob os cuidados médico do Dráuzio Varella.
Nos últimos meses, as internações de Autran se tornaram mais freqüentes. Em junho, ele ficou por dez dias na Unidade Crítica Coronariana do Sírio Libanês. Em abril, foram três dias no hospital por conta de um processo infeccioso.
Uma vida dedicada ao teatro- Autran sempre declarou abertamente sua paixão pelo teatro, onde foi feliz e conheceu o sucesso em 60 anos de carreira. Nascido no Rio de Janeiro, em 1922, formou-se em direito pela Faculdade do Largo São Francisco (USP), em 1945, e chegou a advogar. A vida nos fóruns e tribunais não durou dois anos. Em 1947, começou no teatro, encenando a peça “Esquina Perigosa”, com o grupo Artistas Amadores.
O último trabalho do ator foi na peça "O avarento", de Molière, traduzida e adaptada por Felipe Hirsch. Algumas sessões tiveram de ser canceladas em virtude de internações do artista. Há dois anos, em entrevista à jornalista Marília Gabriela, o ator confessou que, aos 83 anos, ainda fumava consideravelmente. "Fumo porque sou burro. Não tenho forças para largar. Fumo 12, 13 cigarros por dia."
Autran também fez uma participação no filme "O ano em que meus pais saíram de férias", de Cao Hamburger, escolhido para tentar representar o Brasil no Oscar de 2008.










