24.3 C
Amambai
sexta-feira, 8 de maio de 2026

Ponta Porã:Academia de Letras empossa cinco imortais

2007-10-01 22:36:00

Cinco novos membros foram empossados pela Academia Pontaporanense de Letras, em solenidade realizada na noite de sexta-feira (28) no plenário da Câmara Municipal de Ponta Porã. Além dos titulares da APL, a sessão solene contou com a presença de autoridades, personalidades locais e familiares dos escritores homenageados pelos acadêmicos que ingressavam na entidade. A mesa foi dirigida pela presidente da Academia, Terezinha Nunes Gonçalves e secretariada por Sellamari Rocha.

Compuseram a mesa o presidente da Câmara Municipal, Marcelino Nunes de Oliveira (PT), a secretária municipal de Educação, professora Maria Leny Antunes Klais (representando o prefeito Flávio Kayatt), o comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Isfrido Cabanha, a representante do Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) Vitória Elfrida Antunes e vereador Osmar de Mattos (PSDB).

A Banda Municipal, sob regência do maestro Martins executou os Hinos Nacional e de Ponta Porã durante o ato, considerado um dos mais importantes da APL. Foram empossados os escritores Felipe Ayala, Marcelino Nunes de Oliveira, Nivalcir Almeida, Paulo Rocaro e Sacha Aníbal Cardona Benitez. Todos se emocionaram ao fazerem a defesa de suas cadeiras, quando tiveram de relembrar a infância e a família para traçar um paralelo entre a própria vida e a dos escritores que homenageavam.

Felipe Ayala, que passou a ocupar a cadeira n.º 4, homenageou o poeta Castro Alves. Marcelino Nunes, postulante à cadeira nº 9, reverenciou escritor Acyr Vaz Guimarães. Nivalcir Almeida, que defendia a cadeira nº 10, lembrou o poeta Mário Quintana. Paulo Rocaro, novo titular da cadeira nº 8, fez homenagem ao escritor sul-mato-grossense Elpídio Reis e Sacha Cardona, da cadeira nº 29, citou o escritor paraguaio Pedro Alvarez Caballero.

Durante a solenidade, a acadêmica Ana Maria de Cordoüe prestou homenagem póstuma ao escritor Acyr Vaz Guimarães e à poetisa e cantora Vera Francisco Lucas, a Marisol, que também freqüentou a Academia Pontaporanense de Letras. Após as apresentações, os novos imortais receberam a beca (batão) da Academia de Letras e assinaram a ata de posse.

As poetisas Maysa Cirino Pinto e Sellamari Rocha declamaram e encenaram o poema ‘Colcha de Retalhos’. Ao final, todos os convidados participaram de um coquetel no saguão principal do Paço Legislativo. Foi a oportunidade de confraternização entre os familiares dos homenageados, dos novos imortais e dos demais acadêmicos que integram a Academia Pontaporanense de Letras.

Fazem parte ainda da entidade os escritores Acyr Vaz Guimarães (in memorian), Carminha Maria Gatto Missio, Hélio Serejo, Elpídio Reis (in memorian), José Narciso Santana, Maria Etiene Menezes e Roberto Ribeiro de Andrade.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 07 de maio de 2026

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete