19.9 C
Amambai
sábado, 15 de junho de 2024

Conesul:Consad inicia projeto alternativo de produção

2007-08-17 00:23:00

Um novo fenômeno na produção de confecções pode estar surgindo na região do Cone Sul, através de um projeto simples, que está sendo iniciado em oito municípios (cada um com uma malharia), com grupos de 40 mulheres selecionadas em programas assistenciais, que desenvolverão trabalho associativo e de cooperativismo.

A idéia foi lançada pelo Consad/Iguatemi (Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local). O projeto foi montado e apresentado para a Petrobrás, que aceitou bancar a proposta de enviar R$ 409 mil, beneficiando 320 famílias, em um trabalho que tem a participação agregada das parcerias das prefeituras.

Segundo o secretário do Consad/Iguatemi, Paulo Pereira (representante de Naviraí), ”está enganado que isto é um projeto assistencialista comum. Aqui as participantes se especializarão, aprenderão a gerenciar, irão administrar, e com apoio, serão elas mesmas que comercializarão sua produção”, informa.

As prefeituras parceiras do projeto lançado no mês passado, em Naviraí, já estão oferecendo técnicos para ministrar os cursos de qualificação e cederão os locais para o treinamento e para a fixação das malharias comunitárias e uma padaria comunitária (inclusa no projeto aprovado), além de ceder um ou uma assistente social para acompanhar a evolução do programa de ações.

A presidenta do Consad/Iguatemi, Gracielle Daczkowski (Mundo Novo), disse que haverá três cursos de capacitação para a implantação dos cursos, a ser ministrados em parceria com o Sebrae-MS. Serão aulas de empreendedorismo, associativismo e cooperativismo.

O projeto Consad em Ação vai beneficiar Naviraí, Mundo Novo, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Paranhos, Tacuru e Ponta Porã, com malharias comunitárias. As 38 famílias beneficiárias da única padaria comunitária a ser implantada no projeto, são de Mundo Novo.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 14 de junho de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete