2007-07-24 15:36:37
A cidade de Amambai está passando por um período de estiagem, a umidade do ar está relativamente baixa e muitos moradores estão agravando esta situação ao fazer queimadas e podas indevidas de árvores. O secretário municipal de meio Ambiente, José Luis Karasek, alerta a população para as conseqüências negativas causadas por essas atitudes.
Segundo o Secretário, os moradores que fazem queimadas, estão prejudicando a saúde de todos principalmente de suas próprias famílias. As Queimadas agravam as doenças respiratórias e é considerado um crime ambiental.
O problema da poda de árvores, ressaltado pelo secretário, é de extrema preocupação. “Uma árvore com todos os seus galhos e folhas (copa) ajuda a nossa saúde, pois as folhas ajudam a reter as partículas de poeiras do ar. Quando retiramos a copa das árvores contribuímos para que as doenças respiratórias proliferem dentro de nossas casas” explica o secretário.
A poda de árvores também é um crime ambiental. Só deve ser realizada quando prejudica ou apresenta riscos à vida das pessoas. A Enersul está realizando um trabalho de podas das árvores que atingem a rede elétrica de Amambai, pois essas árvores apresentam riscos à vida da população.
O secretário pede à população que tenha árvores em sua residência que estão atrapalhando ou apresentando riscos de vida, que dirijam – se à secretária de meio ambiente, que esta encaminhará um técnico ao local para realizar a poda ou supressão da árvore se for conveniente e necessário.
“Todos têm o dever de conhecer e respeitar as leis ambientais. Peço à população que evite as queimadas e podas de árvores” alerta o Secretário.









