2007-07-17 23:38:37
De 18 a 22 de julho de 2007, a FAF-MS (Federação da Agricultura Familiar ), a CPT (Comissão da Pastoral da Terra), a APOMS (Associação dos Produtores Orgânicos), a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio de suas Unidades, Embrapa Agropecuária Oeste e Embrapa Escritório de Negócios de Dourados, em parceria com a Prefeitura de Juti, a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), a Escola Estadual 31 de março e as EFAS-MS (Escolas Famílias Agrícolas) realizam a I Semana de Agricultura Familiar do Estado.
A Federação de Agricultura Familiar e a Embrapa realizam, nos dias 18 a 20 de julho, na Embrapa em Dourados, a 1ª Mostra com diferentes tecnologias para a agricultura familiar. As temáticas são: sistema agroflorestal e estratégias para recuperação da biodiversidade de áreas degradadas com espécies nativas; espécies de adubos verdes para recuperação do solo; sistema integrado de produção de hortaliças e frutíferas (projeto Mandala); variedades de mandioca e milho; e espécies com potencial para produção de biodiesel.
Já nos dias 21 e 22 acontece a 3° Feira Estadual das Sementes Crioulas e Produtos Orgânicos no município de Juti. O foco principal da Feira é o fortalecimento da agricultura familiar, envolvendo os agricultores tradicionais e assentados, onde eles terão a oportunidade de mostrar suas atividades e a realidade atual, evidenciando sua importância para a própria subsistência, como também, gerando renda, com grande significado para a economia do Estado de Mato Grosso do Sul.
Durante a Feira serão realizadas oficinas com temas relacionados ao dia-a-dia dos agricultores presentes. Vários estandes serão montados para exposição de produtos orgânicos e artesanatos. A abertura ocorre no dia 21 de julho, às 9 horas, com a presença de pesquisadores e autoridades federais, estaduais e municipais, entre elas, o governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli e Alfredo Sérgio Rios, Superintendente Regional da CONAB.










