2007-07-07 01:27:37
Vilson Nascimento
A cidade de Amambai estará recebendo nesse domingo, 8 de julho, a 2ª etapa do Campeonato Estadual de Orientação.
A competição, que tem início previsto para as 8h da manhã na área de campo da AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil), está sendo organizada pelo FOCO (Fronteira Oeste Clube de Orientação) formado na maior parte por militares lotados no 17º RC Mec, unidade do Exército Brasileiro com sede em Amambai, mas também aberto à participação de atletas civis. A supervisão da etapa, que reunirá competidores de ambos os sexos de várias regiões do Estado, será da Federação Sul-Matogrossense de Orientação.
De Amambai, que é destaque no cenário estadual, vários atletas estarão participando da prova. Na primeira etapa do campeonato, realizada no dia 6 de maio em Campo Grande, Amambai subiu ao pódio em todas as categorias e inclusive conquistou cinco primeiros lugares, 1º na Categoria H21E a principal do estadual com o atleta Neuri Tondolo, 1º na Categoria H21B com o atleta Emerson Amaral, 1º na Categoria H14B com Anderson Koeche, 1ª na Categoria D21B com a atleta Débora Bellé e 1º na Categoria D10N com a atleta Fernanda Nascimento.
Para a etapa desse domingo em Amambai alguns atletas do FOCO, que participaram da montagem da pista não participarão e terão seus pontos baseados pela média das etapas. A medida adotada pela Federação visa impedir que atletas da casa sejam beneficiados por conhecerem o percurso.
A Corrida de Orientação- A Orientação é um esporte que iniciou no meio militar, mas acabou aberta para a participação de civis. Hoje no Brasil a modalidade esportiva conta com Confederação e federações estaduais.
Aberto à participação de atletas de ambos os sexos e inclusive com a participação de toda a família, tendo em vista a abertura para a participação coletiva, a corrida de Orientação é apontada como um dos únicos esportes ecologicamente correto, pois é disputada em meio a natureza integrando o homem ao meio ambiente sem provocar qualquer tipo de agressão a biodiversidade.
Confira a colocação dos atletas de Amambai na classificação por pontos em suas respectivas categorias após a 1ª etapa do Estadual:
Classificação Por Categoria
Categoria H21E
1º Neuri Antônio Dal Santo Tondolo- 17º RC Mec
4º Sérgio Luiz Hendges- 17º RC Mec
5º Josiel Rosário- 17º RC Mec
Categoria H21B
1º Emerson Lopes Amaral -17º RC Mec
8º Leandro Correa Dos Santos- 17º RC Mec
9º Tiago Vargas Webber- 17º RC Mec
14º Emerson Ricardo Kintschev
Categoria H21A
3º Edivaldo Siqueira Benites- 17º RC Mec
15º Alvaro José Moreira Iglessias- 17º RC Mec
Categoria H12N
3º Carlos Fernando Nascimento- A Gazeta
Categoria H14B
1º Anderson Renan Koeche
Categoria D21B (feminina)
1ª Débora Franco Bellé- Amambai
Categoria D10N (feminina)
1ª Fernanda Kellin Nascimento- A Gazeta











