2007-07-04 22:08:37
Os brasileiros ocupam o segundo lugar no mundo entre os que perdem a virgindade mais cedo. A idade média é de 17,4 anos, ficando atrás apenas da Áustria, com 17,3 anos. Os números fazem parte da pesquisa The Face of Global Sex 2007 – First sex: an opportunity of a lifetime (Primeira relação sexual: uma oportunidade para toda a vida), realizada por uma fabricante de preservativos com 26 mil entrevistados em 26 países.
Segundo o levantamento, 47,9% da população usou preservativos na primeira relação sexual. Mas um dado surpreendente em relação aos brasileiros é que a população com mais renda usa menos preservativo na primeira relação sexual: apenas 36,5% dos entrevistados das classes A e B usaram camisinha na ocasião, enquanto nas classes mais humildes essa taxa foi de 43,2% e na classe média, de 53,4%.
"A percepção que temos é que, na classe média e na população mais humilde, há mais diálogo, existe uma questão de planejamento que não se vê nas famílias mais ricas", diz o cientista em Saúde Pública Miguel Fontes, coordenador da pesquisa. "As classes mais altas têm acesso a bens de consumo, mas talvez não tenham a consciência necessária."



