20.5 C
Amambai
sábado, 20 de dezembro de 2025

Ibama multa senador em R$ 3 milhões

2007-06-22 04:25:37

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) multou o senador Jayme Campos (DEM-MT) por crime ambiental. A multa é de R$ 3 milhões. O Ibama acusa o senador de desmatamento ilegal e destruição de área de preservação permanente.

O instituto sustenta que o senador não tinha licença ambiental para desmatar cerca de nove mil hectares, onde agora existe uma fazenda de criação de gado. A área total é estimada em 11 mil hectares e fica no município de Alta Floresta, no Norte de Mato Grosso. 

O senador, que também será investigado pelo Ministério Público Federal, já apresentou sua defesa no Ibama. A assessoria dele afirmou que Jayme Campos tinha autorização para o desmatamento e destacou que, na época, a legislação ambiental permitia a abertura de até 50% da área naquela região.

Uma medida provisória, publicada em 2002, reduziu o percentual permitido para desmatamento na região, de 50% para 20%. A assessoria de Jayme Campos afirmou que a área já havia sido aberta quando a legislação foi alterada, mas não soube dizer em que ano houve o desmatamento.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de dezembro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete