2007-06-20 02:33:37
Os recenseadores do IBGE em Mato Grosso do Sul já visitaram cerca de 300 mil residências no Estado durante os trabalhos de Contagem Populacional realizados pelo órgão em todo o País. Os números representam consultas a 956.046 habitantes, ou cerca de 41,6% da estimativa de população esperada. Quanto ao Censo Agropecuário, já foram coletados dados de 30% das 67.975 estabelecimentos agropecuários estimados. Os percentuais colocam Mato Grosso do Sul entre os cinco Estados brasileiros com maior avanço na coleta de dados, segundo informou a assessoria do IBGE.
Dentro do Censo Agropecuário, os levantamentos em Campo Grande já chegaram a 45% dos 1451 estabelecimentos agropecuários estimados com as coletas concluídas. O município onde os trabalhos estão mais avançados é Rio Verde – com 96% da coleta concluída.
Já a Contagem da População 2007 está adiantada em Taquarussu, que deve ser o primeiro município a fechar a coleta de dados. Lá, o percentual atingido é de 91,4% da população estimada. Também têm os trabalhos avançados os municípios de Sete Quedas (83,2%), Dois Irmãos do Buriti (75,6%) e Aquidauana (75,3%). Na Capital, os recenseadores do IBGE visitaram até o momento 69.740 domicílios, o que abrange 35% da população estimada.
Dificuldades – Conforme o IBGE, os dois censos encontram dificuldades para encontrar moradores nos domicílios, uma vez que muitos retornam apenas no final do dia. O fato seria mais freqüente em Campo Grande, justificando assim o percentual baixo de residências recenseadas. Outro problema é a quantidade de recenseadores, uma vez que, em alguns casos, pessoas admitidas para a função abandonam o trabalho para assumir atividades em outros lugares.
Quanto ao Censo Agropecuário, a dificuldade está nas medidas de segurança tomadas por proprietários rurais, que mantêm as porteiras das fazendas trancadas com cadeados, o que impede o acesso das equipes de pesquisa. O IBGE pede que, caso a propriedade esteja trancada desta forma, seja colocado em local visível à porteira o telefone do local onde proprietário poderá ser contatado.