19.2 C
Amambai
quinta-feira, 24 de julho de 2025

Denar incinera 16,5 toneladas de drogas na Capital

2007-06-20 13:36:37

A Denar (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico) iniciou há pouco a incineração de 16,5 toneladas de drogas – maconha, cocaína, crack e haxixe – apreendidas até março deste ano. A queima é feita nos fornos do Frigorífico Independência, localizado na Avenida Zulmira Borba, no bairro Nova Lima, em Campo Grande.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, destacou a relevante trabalho realizado pelos policiais da PRF (Polícia Rodoviária Federal) e ressalta que essas apreensões seriam de drogas consumidas no Estado. Ele classificou como um golpe duro de drogas no Estado, mas salientou o aprimoramento do serviço de inteligência da polícia e ponderou que está avaliando as viaturas para até outubro renovar a frota e leiloar as velhas.

Esta é a quinta queima de drogas feita neste ano, sendo que a primeira ocorreu no dia 26 de janeiro, em Naviraí, quando foram queimados 664 quilos de maconha. No dia 28 de fevereiro, em Mundo Novo, foram incinerados mais 762 quilos de entorpecentes (maconha, cocaína e haxixe). No dia 29 de março, em Bonito, foram incinerados 944 quilos de maconha e meio quilo de cocaína. No dia 17 de maio, também em Mundo Novo, foram incinerados mais 894 quilos de entorpecentes.

A droga que está sendo incinerada chegou ontem no fim da tarde comboio trazendo vindo de Ponta Porã, sendo que a destruição da droga deve durar dois dias devido a quantidade de entorpecentes. A primeira parte da droga, cerca de 12 mil quilos, foi apreendida no interior do Estado, sendo que amanhã serão incinerados os entorpecentes retidos na Capital e que totalizam mais de três toneladas.


Essa queima faz parte da programação da Semana Nacional Antidrogas, que foi criada em 1999, tendo como objetivos principais a conscientização e mobilização da sociedade brasileira aos problemas e as atividades de redução da demanda e oferta de narcóticos. O evento acontece entre os dias 19 e 26 de junho. O período foi escolhido para iniciar na data do aniversário de criação da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas), 19 de junho, e encerra-se em 26 de junho, Dia Internacional de Luta contra o Uso e o Tráfico de Drogas.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de julho de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete