2007-06-20 16:00:37
Órgãos de Defesa Civil do Maranhão, Piauí, Bahia, Rondônia, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Pará e Distrito Federal receberam nesta quarta-feira da Sedec (Secretaria Nacional de Defesa Civil) um alerta para a baixa umidade relativa do ar que haverá entre esta quarta-feira e sexta-feira (22).
De acordo com a Sedec, a umidade do ar ficará baixa, nesta quarta, no centro e o sul do Maranhão e do Piauí; sul do Pará; Mato Grosso do Sul; Tocantins e São Paulo –exceto o litoral. Entre quinta e sexta-feira, deverá haver problemas no centro-oeste da Bahia; sul e centro de Rondônia; Mato Grosso; Goiás; Triângulo Mineiro, centro, oeste e noroeste de Minas e Distrito Federal.
A previsão é que a umidade do ar fique abaixo dos 30%, nível considerado preocupante pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Os principais efeitos da baixa umidade são secura na garganta e nos olhos e problemas respiratórios, entre outros.
As recomendações aos moradores das áreas afetadas é a de evitar atividades ao ar livre e exposição ao sol das 10h às 17h, especialmente entre as 14h e as 16h. Outra recomendação é ingerir bastante líquido para evitar desidratação e umidificar o ambiente.