19.2 C
Amambai
quinta-feira, 24 de julho de 2025

Após mobilização, Sejusp desiste de presídio em motel

2007-06-20 20:36:37

Após mobilização da comunidade, a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) desistiu de transferir para as instalações do antigo motel Bom Vivant, na saída para São Paulo, em Campo Grande, presos que cumprem pena no regime semi-aberto.

De acordo com o secretário de Justiça e Segurança Pública, Vantuir Jacini, um novo local está em análise. “Temos que considerar a mobilização, vamos procurar outro local”. Sem revelar quais os novos possíveis locais, o secretário reafirmou que a Colônia Penal de Campo Grande será desativada.

“O terreno tem que ser entregue à Prefeitura”, disse, referindo-se à área da unidade que tem que ser entregue à administração municipal, conforme acordado com o governo federal, que ficou com o terreno da Penitenciária Federal de Campo Grande.

Apesar de não ter um local definido, Jacini explicou que irá ser nas proximidades do perímetro urbano. “A Lei de Execuções Penais diz que tem que ser próximo aos centro urbanos”.

O antigo motel fica próximo ao conjunto Moreninhas, uma das regiões mais populosas da cidade. Ao redor também há muitos pontos comerciais. A reforma de adaptação para presídio seria de responsabilidade do proprietário e o Estado iria pagar o aluguel. No local ficariam pelo menos mil presos, haveria atividades laborais e ainda estrutura de segurança adequada, inclusive com câmaras.

Os moradores e comerciantes da região se mobilizaram contra o presídio por temerem serem vítimas de roubos e furtos cometidos por detentos, como acontece na Colônia Penal, localizada na saída para Aquidauana, no Núcleo Industrial.

A previsão era que a unidade fosse desativada ainda neste primeiro semestre. O local é problemático para a segurança pública. O controle de entrada e saída dos detentos é dificultada pela extensão da área e o número reduzido de agentes penitenciários, além de deficiências na própria estrutura física.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de julho de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete