2007-06-19 19:12:37
Ponta Porã iniciou nesta segunda-feira, as atividades alusivas a Semana Nacional Antidrogas que acontece de 18 a 22 de Junho de 2007. A abertura oficial foi feita no Anfiteatro da Prefeitura Municipal e contou com a presença de representantes do COMAD – Conselho Municipal Antidrogas, da Comunidade do Amor Incondicional e da Secretaria Municipal de Assistência, Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Saúde.
O Professor Antonio Carlos Martin Lopes, presidente do Comad, apresentou as atividades que estarão norteando a Semana Nacional Antidrogas em Ponta Porã, que estará concentrando as suas ações na Praça Lício Borralho.
“A Semana Nacional Antidrogas deste ano, terá diversas atividades voltadas para orientação dos jovens da fronteira. Diferente dos anos anteriores não haverá a passeata e sim uma parada, onde haverá apresentações culturais, com a presença de estudantes e jovens de projetos sociais” explicou.
Durante a abertura da Semana Nacional Antidrogas, foi apresentado o trabalho realizado pela Comunidade do Amor Incondicional, que é desenvolvido por um grupo de leigos da Igreja Católica junto aos dependentes químicos.
“Somos um grupo de leigos da Igreja Católica, que atuam nesta área como uma missão, buscando resgatar vidas, através da reeducação a nível social e profissional por meio da prática do amor incondicional. Acreditamos que muitos destes dependentes, jamais tiveram acesso ao conforto e carinho de sua família sendo vítima desta mal que atinge toda sociedade em todo mundo” frisou Roberto Augusto Bolhing coordenador da Comunidade do Amor Incondicional em Ponta Porã.
Em Ponta Porã a Comunidade do Amor Incondicional, vem atuando no bairro Independência, atende 08 pessoas que passam pela fase de desintoxicação e participam de atividades religiosas.
“Estamos atuando de forma tímida, atendendo em conformidade com as nossas condições. No entanto uma eventual parceria com o município, deverá acelerar este processo por meio do apoio oferecido pelo prefeito Flávio Kayatt que prontamente nos atendeu em uma reunião” disse Roberto.
A secretária municipal de Assistência Social, Doralice Nunes Alcântara Mazzei, destacou os trabalhos desenvolvidos pela atual administração que buscam modificar o quadro apresentado na fronteira, através de ações que permitem aos adolescentes e jovens possibilidades para qualificação profissional, e uma vida saudável por meio da prática esportiva e cultural.
“As drogas são uma realidade na sociedade, que atinge os lares, independente da classe social. A atual administração atende estes problemas com políticas públicas que oferece oportunidades para a nossa população” lembrou Doralice Alcântara.
Ela aproveitou para explanar sobre as ações desenvolvidas pelo município, através do Centro de Assistência Psicosocial, do Projeto Agente Jovem e Juventude Cidadã, bem como a parceria com o Projeto PROERD – Programa de Erradicação das Drogas, desenvolvida pela Polícia Militar.
“Tivemos a oportunidade de conhecer diversas comunidades religiosas que realizam, este belo trabalho de recuperação de dependentes químicos. Desta forma o prefeito Flávio Kayatt, acredita plenamente no trabalho da Comunidade do Amor Incondicional” afirmou ressaltando que “por este motivo o prefeito disponibilizou 13 hectares em uma região rural da cidade, para que a Comunidade do Amor Incondicional possa desenvolver o seu trabalho. A doação do imóvel deverá ser concretizada após a conclusão dos trâmites legais exigidos ao Poder Público” informou.
Estiveram acompanhando a abertura da Semana Nacional de Antidrogas as seguintes autoridades: Carlos Karl Eugene, Padre da Igreja Matriz São José, Rosalino Louveira, Major do 4º Batalhão da Polícia Militar, Maria Leny Antunes Klais, secretária municipal de Educação, Doralice Nunes Alcântara Mazzei, secretária municipal de Assistência Social, Roberto Augusto Bolhing, coordenador da Comunidade do Amor Incondicional, Antônio Carlos Martin Lopes e Dionete Lima, representantes da Comad.