2007-06-18 12:02:37
Em 29 municípios de Campo Grande o Dia Nacional de Combate à Poliomielite, sábado, não atingiu sequer 60% da meta de imunização, quando o objetivo era chegar a 95%, segundo informou esta manhã, a coordenadora estadual de Vacinação, Kátia Mogeunot. Os dados ainda são preliminares, fechados às 15 horas de sábado, e podem sofrer alterações. Dentre os 10 municípios que não chegaram sequer aos 50% de imunização figura a Capital, com 49%.
No Estado foram aplicadas 124.827 doses, 55,85% da meta. Além de o dia ter registrado queda de temperatura, outro fator que afastou as pessoas, na avaliação de Kátia foi o hábito de deixar para depois. Ela acredita que muitos deixaram para imunizar as crianças ao longo desta semana. Kátia ressalta que independente do calendário anual de vacinação durante a campanha é preciso imunizar as crianças menores de cinco anos de idade. Um novo balanço será divulgado na quinta-feira.
Houve cidade que no sábado teve índices críticos. Em Tacuru somente 21% da meta foi cumprida. Em Ponta Porã, um dos cinco maiores municípios do Estado, a cobertura foi de 28% e em Amambaí 35%. Por outro lado, houve municípios que chegaram aos 100%, como Dedápolis, Mundo Novo e Angélica. A campanha envolveu cinco mil pessoas em 1,5 mil postos em Mato Grosso do Sul. As vacinas continuam a ser administradas nos postos de saúde.