2007-06-09 17:25:00
O Clube de Imprensa de Dourados lamenta o episódio ocorrido na manhã da última quarta-feira, feriado, na Aldeia Bororó quando dois radialsitas, Osvaldo Duarte (92 FM/Dourados News) e Sidnei Lemos "Bronca" (94 FM)/O Progresso, por pouco não foram linchados durante um tumulto ocorrido durante um levantamento de um assassinato.
Ambos se dirigiram ao local para cumprir a função de informar a população douradense sobre mais um ato de violência acontecido na aldeia, porém, passaram a ser encurralados por diversos indígenas que os culpavam sobre a atual situação de insegurança na aldeia. Na oportunidade inclusive a própria Polícia Civil e os agentes funerários também passaram por momentos de agonia quando executavam suas missões.
Encaminnhamos nossos protestos a Fundação Nacional do Índio e às outras autoriades competentes que ainda não tiveram condições de desenvolver políticas públicas de segurança com eficácia para devolver a paz entre os índios. O que se procura com este manifesto é tão somente restabelecer a harmonia entre os indígenas e os profisisonais de comunicação, que, dedicados, arriscam suas vidas em situações como esta.
´
Orientamos nossos profissionais a não se dirigir a qualquer aldeia indígena da região sem autorização da Funai, mesmo que seja para desenvolver matérias que beneficiem as comunidades indígenas.