2007-06-09 17:44:37
Vilson Nascimento
Começou na sexta-feira, 8 e terminou na tarde desse domingo, 10, na Aldeia Amambai em Amambai, um “Aty Guaçu”, que na língua portuguesa significa “Grande Reunião”.
Lideranças e representantes de comunidades indígenas de várias aldeias da região de fronteira entre Brasil e Paraguai estão reunidos na Escola Municipal Guarani no interior da aldeia, a mais populosa reserva indígena da região, com cerca de 7 mil índios da etnia guarani-kaiowá.
Na pauta da Aty Guaçu vários assuntos que envolvem o dia a dia das comunidades indígenas da região como educação, saúde, segurança e assuntos relacionados a terra, mas o tema mais debatido é em relação a Administração Regional da Funai de Amambai que foi transferida, através de uma portaria da administração do órgão federal em Brasília para a cidade de Dourados e após várias manifestações da população indígena e da sociedade branca da região, a Fundação Nacional do Índio teria revisto a mudança e decidido manter a sede regional do órgão em Amambai.
“O que nos preocupa é que até agora a presidência da Funai não divulgou uma nova portaria revogando a anterior e mantendo a Administração Regional em Amambai. Com isso as atividades administrativas da Regional permanecem paradas e as 22 terras indígenas assistidas pela Administração Regional estão sem receber atendimento”, disse o anfitrião da Aty Guaçu, o cacique da Aldeia Amambai Rodolfo Ricarte.
De acordo com as lideranças indígenas durante a Aty Guaçu foi criada uma comissão de 10 líderes guarani-kaiowá e guarani-ñhandeva para se deslocar até a sede da Funai em Brasília para se reunir com o presidente da Fundação Nacional do Índio, Márcio Augusto Meira para cobrar a emissão da portaria mantendo a Administração Regional em Amambai e conseqüentemente buscar, junto à administração nacional, investimentos para melhorar a qualidade de vida dos povos indígenas da região de fronteira em Mato Grosso do Sul.
A comissão, que se deslocou para Capital Federal com viagem custeada pela própria Funai, partiu de Amambai em direção a Brasília na madrugada desse domingo, 10 de junho.