2007-06-05 14:09:00
A Câmara de Amambai, por iniciativa do presidente Osvaldo Machado Franco, o Coconho (PR) com apoio dos demais vereadores, estará realizando no dia 22 de junho, às 15h30, o Primeiro Encontro da Microrregião, que compreende os municípios de Amambai, Ponta Porã, Antonio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas, Tacuru, Iguatemi e Laguna Carapã, com a presença de vereadores e prefeitos.
Depois de uma ampla discussão entre os vereadores, os temas do encontro foram definidos pela Câmara de Amambai, sendo que a maioria é de interesse comum dos demais municípios. “Nós precisamos nos unir e fortalecer nossas reivindicações, estamos cansados de não sermos ouvidos e de ficarmos somente fazendo indicações e pedidos individuais . Unidos somos muito mais fortes”, comentou Coconho.
Os temas apontados pelos vereadores de Amambai e que serão colocados na audiência estão:
1) ICMS diferenciado – a necessidade de uma aliquota diferente para a fronteira, já que o comércio brasileiro sofre com a desigualdade tributaria com o comércio paraguaio, além de discutir o projeto do deputado estadual Junior Mochi que prevê uma fatia a mais de ICMS para os municípios mais pobres.
2) Estradas Estaduais – onde os vereadores ressaltam a necessidade de o Estado estar assumindo as suas responsabilidades, já que é de sua competência, e não os municípios estarem tirando recursos que poderiam ser investidos em outras ações, como vem acontecendo.
3 ) Funai – Discutir com a direção da Funai e Ministério da Justiça, não apenas a permanência da regional em Amambai, mas também ações e projetos mais definidos para a comunidade indígena que abrange, praticamente, todos os municípios da região.
4) Segurança Pública – melhorar o efetivo policial no combate ao narcotráfico e a criminalidade.
5) Escola Agrícola – Reivindicar um curso técnico para a Escola Agrotécnica Lino do Amaral Cardinal, em Amambai, que possa atender todos os municípios da região, na formação de técnicos.
6) Construção de um presídio fora da área urbana da cidade de Amambai, para garantir maior capacidade de acolher detentos e dar maior segurança a população, já que hoje, segundo Coconho, o presídio conta com 203 detentos em regime fechado e 54 em regime semi aberto.
Ainda conforme o vereador Coconho, o tema sobre a tarifa de energia elétrica que envolve todos os municípios e o Estado, ficou de fora da discussão, devido o deputado estadual Paulo Correa já estar agendando uma audiência específica sobre o tema em Amambai em data a ser confirmada.