2007-06-05 15:48:00
A Prefeitura de Amambai, através da Semai (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) realizou nessa segunda-feira, 4, a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente. A cerimônia aconteceu na Escola Estadual Cel. Felipe de Brum.
Em seu pronunciamento, o prefeito municipal de Amambai, Sérgio Barbosa, alertou os alunos para os cuidados com o meio ambiente, ressaltando que se trata de uma questão de vida humana. Ele também anunciou, como plano de ajuda à situação ambiental, que para cada criança nascida em Amambai, a Prefeitura estará doando uma árvore à família do recém-nascido. Marcaram presença também a presidente do Conselho de Meio Ambiente, Jaqueline Raymundo, o vice-presidente da Câmara Municipal de Amambai, Anderson Mansano, os secretários municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Educação, José Luiz Karasek e Rosane Guazina, respectivamente, o presidente do Sindicato Rural de Amambai, Christiano Bortolotto, e a assessora técnica da secretaria de Estado de Educação, Maria Rosa Fernandes Flores. Todos foram recebidos pela diretora da EE Cel Felipe de Brum, Algemira dos Santos Tobias, professores, coordenadores pedagógicos e alunos.
Na oportunidade, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realizou uma palestra aos alunos com o tema “Árvores: Podas e Supressão” na qual explicou a causa do descontrole ambiental e sua relação com o descuido com as árvores, sendo estas de essenciais importâncias para o equilíbrio do meio ambiente, bem como ao combate ao efeito estufa. Durante esta semana e até o dia 20 deste mês, a secretaria estará realizando palestras nas escolas das redes pública e particular sobre o Meio Ambiente.
O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho; data que foi realizada a conferência das Nações Unidas, sobre o meio Ambiente , em Estocolmo, na Suécia, no ano de 1972. Em 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também decretou no território nacional a Semana Nacional do Meio Ambiente. Celebrado de várias maneiras, o Dia Nacional do Meio Ambiente é aproveitado em todo mundo para chamar atenção da sociedade e da classe política para os problemas e para as ações emergenciais que envolvem o meio ambiente.
No último dia 22 de maio, comemorou-se o Dia Internacional da Diversidade ecológica, mas na realidade não havia muito a se comemorar, devido aos dados alarmantes apresentados pela Organização das Nações Unidas (ONU) sobre extinção de espécies em todo mundo. Assim, nesta semana do meio ambiente, é necessário ter a consciência de que a luta do ser humano não deve ser apenas de sobreviver , mas sim de viver neste planeta.