14.5 C
Amambai
segunda-feira, 14 de julho de 2025

Pesquisa: Horas trabalhadas e nível de emprego sobem

2007-06-04 16:52:00

As horas trabalhadas na produção da indústria nacional avançaram 0,8% em abril em relação ao mês anterior, descontados fatores sazonais. Em números sem ajuste sazonal, houve queda de 1,2% de um mês para outro, informou hoje a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Na comparação com abril de 2006, viu-se expansão de 6,3%.

No primeiro quadrimestre deste ano, as horas trabalhadas registram crescimento de 3,6% no confronto com intervalo correspondente do exercício anterior.O relatório da CNI explica que essa variável – mais diretamente ligada à produção industrial – registrou variação positiva (na série com ajuste) pela terceira vez consecutiva no ano. Tal expansão, indica "algum preenchimento da capacidade ociosa das instalações industriais", segundo o texto. De acordo com a CNI, o aumento das horas trabalhadas ocorreu em 11 setores, do total de 19 pesquisados.

A CNI informou também que total de pessoal ocupado na indústria do país teve alta de 0,5% em abril ante março, em termos dessazonalizados. Sem descontar as influências sazonais, o pessoal empregado avançou 1,8% frente ao terceiro mês deste calendário. Na comparação com abril do ano passado, viu-se alta de 3,2% no indicador que trata do pessoal empregado. No primeiro quadrimestre de 2007, houve acréscimo de 3,4% ante o período equivalente do exercício antecedente.

Segundo a CNI, as contratações na indústria de transformação registram crescimento no indicador dessazonalizado há 17 meses. O desempenho positivo no mercado de trabalho industrial verifica-se em quase todos os setores pesquisados, com resultado negativo em apenas quatro segmentos.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 14 de julho de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete