20.5 C
Amambai
segunda-feira, 14 de julho de 2025

Aldeias de MS recebem módulos sanitários

2007-06-04 16:19:00

Pelo menos 23 aldeias indígenas do Mato Grosso do Sul receberão a construção de Módulos Sanitários Domiciliares (MSDs). O projeto de construção dos banheiros faz parte da programação de obras a serem executadas pela Coordenação Regional da Funasa em Mato Grosso do Sul (Core/MS) este ano na área de saneamento.

De acordo com Sidney Barros Lázaro, chefe da Divisão de Engenharia e Saúde Pública (Diesp) da Core, as obras estão sendo realizadas com recursos diretos da Funasa. “As obras começaram a ser executadas no mês de janeiro e a maioria delas já está concluída. Outras estão em fase de finalização”, esclarece Sidney.

A construção de MSDs foi realizada nos municípios de Amambai, beneficiando as aldeias Limão Verde e Jaguari; Aquidauana, onde ficam as aldeias Bananal, Aldeinha, Limão Verde, Lagoinha, Imbirussu, Água Branca, Morrinho e Ipegue; Coronel Sapucaia, aldeia Taquapery; Dois Irmãos do Buriti, aldeia Água Azul e Buriti; Juti, aldeia Jarará; Laguna Carapã, aldeias Guaimbé e Rancho Jacaré; Maracaju, aldeia Sucuri; Miranda, aldeias Cachoeirinha, Morrinho e Lagoinha; Nioaque, aldeia Água Branca; e Paranhos, beneficiando as aldeias Paraguassu e Pirajuí.

Ainda segundo Lázaro, a escolha das famílias beneficiadas com o projeto é definida pelas lideranças indígenas de cada aldeia. “Essas pessoas estão mais perto da comunidade, conhecem a necessidade de cada um e podem indicar aqueles que realmente estão precisando”, ressalta. A Diesp é o setor da Funasa responsável por fiscalizar as obras.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 14 de julho de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete