16.9 C
Amambai
segunda-feira, 14 de julho de 2025

Paraguai realiza apreensão recorde de maconha

2007-06-03 17:21:00

Agentes Antinarcóticos da Polícia Nacional do Paraguai apreenderam na manhã de ontem um carregamento de 10,3 toneladas de maconha na fronteira com o Brasil. O mega carregamento de droga foi apreendido por agentes da Polícia Nacional na colônia Cumandakai, distrito de Nueva Esperança, “departamento” estado de Canindeyú, no Paraguai.


O carregamento era transportado dentro de um caminhão da marca Mercedes-Benz, placa AJR-577, dirigido por Ever Villasboa Bernal, que estava acompanhado de Alberto Ramón Martinez Garrido, ambos paraguaios de 25 anos. Os dois tinham manifestado a princípio, antes de serem presos, que a carga que levavam era de soja.


Após a verificação, os policiais detectaram a gigantesca carga de droga. De acordo com as declarações dos presos, eles carregaram a carga na zona de Villa Ygatimí, cidade vizinha a Paranhos, região sul de Mato Grosso do Sul, considerada zona de alta produção de maconha na região. O motorista tinha que seguir os donos da droga que iam na frente em um carro particular. A droga, mediante um teste primário de campo, deu positivo para maconha prensada. Desde sua origem, na Villa Ygatimí, percorreu mais de 200 quilômetros, até o lugar da apreensão.


Segundo os presos, as indicações que eles tinham era de entrar ao lado de um silo, mas eles se equivocaram e ingressaram num local errado. A carga devia ingressar ao lado de um silo na cidade de Nueva Esperança, onde seria levada a um porto clandestino, na margem do rio Paraná, na colônia Marangatú.


Essa quantidade de droga é um recorde na história de apreensão no Paraguai. Segundo os agentes, o carregamento estaria avaliado em US$ 500 mil, por sua alta pureza.No Paraguai, os principais centros de produção de maconha são o Departamento “Estado” de Amambay, Canindeyú e San Pedro.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 11 de julho de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete