2007-06-01 12:06:00
Vilson Nascimento
Após mais de vinte dias de manifestações envolvendo as comunidades indígenas guarani-kaiowá e guarani-ñhandeva de 22 áreas indígenas espalhadas em 12 municípios da região de fronteira entre Brasil e Paraguai, além da classe política e da sociedade organizada da região sul do Estado em Mato Grosso do Sul, a Fundação Nacional do Índio (Funai) de Brasília decidiu manter a Administração Regional do órgão federal em Amambai.
O anúncio da permanência da Administração Regional foi feito com exclusividade para o site A Gazetanews na manhã dessa sexta-feira pelo indigenista Cláudio Romero. Segundo Cláudio que na semana passada esteve em Amambai realizando uma avaliação da situação, a decisão do presidente da Funai Márcio Augusto Meira em manter a administração da Funai em Amambai saiu durante uma longa reunião entre ele e o presidente do órgão em Brasília que avançou noite adentro nessa quinta-feira, 31 de maio.
Segundo Cláudio Romeiro durante a reunião ele apresentou um relatório ao presidente destacando o posicionamento geográfico de Amambai para o atendimento das 22 aldeias subordinadas a então extinta Administração Regional e a sugestão sobre a permanência da regional do órgão foi prontamente atendida pelo presidente.
Em Amambai a notícia da manutenção da Administração Regional da Funai no município foi comemorada pelas lideranças indígenas e pelos funcionários do órgão federal, entre eles funcionários efetivos e vários prestadores de serviços que haviam sido demitidos e agora, com a decisão da permanência da AR deverão ser readmitidos, já que, segundo Cláudio Romero, a Administração Regional vai voltar a funcionar com a mesma estrutura técnica e de pessoal que vinha funcionando antes da mudança.
Cláudio Romero destacou a atuação pacífica nas manifestações promovidas pelas comunidades indígenas que buscaram todos os meios diplomáticos legais para defender seus interesses e também a classe política da região que também se empenhou para a manutenção da Administração Regional em Amambai. A Funai de Amambai atende cerca de 25 mil índios em toda a região.