2007-05-28 19:33:00
Foi lançada nesta segunda-feira (28) a campanha "Esta saudade pode ter fim", que tem como meta encontrar crianças e adolescentes desaparecidos. Pelos cálculos da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, o número de desaparecimentos chega a 40 mil por ano, sendo que 25% dos casos são registrados em São Paulo.
Durante a campanha, uma parceria da secretaria com a Caixa Econômica Federal (CEF) e o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), serão distribuídos 6,8 milhões de folhetos com fotos de crianças e adolescentes desaparecidos de diversos estados. Os bilhetes da Loteria Federal também vão trazer as fotos dos desaparecidos.
O material produzido divulga os telefones dos órgãos responsáveis de todos os estados, como o site www.desaparecidos.mj.gov.bre o Disque-Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes (Disque 100), que também recebe informações e denúncias sobre o paradeiro de crianças e adolescentes desaparecidos.
Atualmente, há 1.085 casos de desaparecimentos registrados do cadastro da Rede Nacional, sendo que 74% correspondem a vítimas com 12 a 18 anos, 15% a desaparecidos na faixa etária de 7 a 11 anos e 11% a crianças entre zero e 6 anos. Pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) revela que em 73% dos casos as crianças fogem de casa. As fugas são motivadas principalmente por maus-tratos (51%), alcoolismo (36%), violência doméstica (29%), drogas (25%), negligência (22%) ou abuso sexual (11%).