16.4 C
Amambai
quarta-feira, 9 de julho de 2025

Amambai é infestada por espécie de gafanhoto

2007-05-22 06:43:00

Vilson Nascimento

A cidade de Amambai foi infestada, na última semana por “Esperança”, uma espécie de gafanhoto, parente próximo dos grilos.

Os insetos invadiram áreas verdes como jardim, árvores e terrenos baldios cobertos pela vegetação e no período noturno, atraídos pela iluminação, se deslocam em grandes quantidades para os arredores dos postes de iluminação pública e luzes acessas em estabelecimentos comerciais e residências.

A degradação do eco-sistema com a devastação ambiental e a aplicação de inseticidas nas lavouras que eliminam os predadores, entre eles passados, cobras, lagartos e outras espécies de insetos que também se alimentam dos gafanhotos, pode ser a explicação para a superpopulação das esperanças, que tem a coloração verde ou cinza.

Para a bióloga Vanessa Moroni da Secretaria de Meio Ambiente de Amambai as variações climáticas causadas pelo aquecimento global também pode estar contribuindo para a proliferação do inseto. Segundo a bióloga Campo Grande, Várzea Grande e Cuiabá no Mato Grosso também já sofreram invasões dessa espécie de inseto, que segundo Vanessa, não representa nenhum risco à saúde ou a segurança da população, já que são herbívoros e se alimentam de algumas espécies de plantas.

A bióloga explicou que não é natural essa espécie de inseto invadir perímetros urbanos, tanto é que não se tem nenhum caso dessa natureza registrado anteriormente em Amambai ou nas redondezas. Segundo Vanessa esse ciclo de invasão é passageiro e deverá cessar com a queda da temperatura ambiente provocada pela aproximação do inverno.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 09 de julho de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete