2007-05-21 02:35:00
Hoje segunda-feira (21), trabalhadores rurais de todo País, marcham para Brasília para participarem do 4° Grito da Terra. O movimento exige melhores condições para os camponeses, e uma profunda reforma agrária que beneficie ao menos um milhão de famílias em 2007.
Ainda não foi confirmado se trabalhadores rurais de Mato Grosso do Sul participam do movimento, mas a expectativa da Contag (Confederação Nacional de Trabalhadores da Agricultura) organizadora do evento é reunir 2mil manifestantes entre camponeses e sindicalistas.
Caravanas de caminhões e ônibus já se deslocam para Brasília. As reivindicações incluem o aumento de cerca de US$ 850 milhões no financiamento do Pronf (Fundo Nacional de Fortalecimento da Reforma Agrária), desenhado para impulsionar o estabelecimento de famílias beneficiárias da distribuição de terras. Para a atual colheita 2007/2008, o Pronaf já dispõe de cerca de US$ 5 bilhões.
O primeiro "Grito da Terra" foi organizado em 1995 e, segundo a Contag, conseguiu a alocação de fundos para a agricultura familiar e a desapropriação de mil áreas, que beneficiaram 80 mil famílias.