2007-05-19 15:58:00
"Tornar a administração cada vez mais célere e eficiente". Esse é o pensamento do prefeito de Iguatemi, Lídio Ledesma (PDT), que iniciou no município o processo de avaliação de desempenhos de todos os servidores do quadro efetivo, empossados através dos quatro concursos públicos realizados pela administração, sendo o primeiro no ano 2003.
O prefeito realizou uma reunião com todos os gerentes de área para tratar das questões pertinentes à avaliação e da importância que a mesma representa para o município. "A avaliação e um avanço de qualidade e eficiência que estamos dando à administração e precisa ser realizada da melhor maneira possível e atendendo todos os critérios previstos na legislação", pediu o prefeito.
Durante a reunião o assessor jurídico da prefeitura, Dr. Geones Miguel Ledesma Peixoto, esclareceu as dúvidas e orientou os gerentes sobre o processo de avaliação. Segundo ele, a avaliação de desempenho é uma exigência constitucional desde 1998, sem a qual o servidor efetivado por concurso público não adquire a estabilidade. "É interessante para o próprio servidor que ele passe por este processo que vai ratificar seu ingresso no serviço público", informou.
Ainda segundo o assessor jurídico, a avaliação de desempenho atende o princípio da eficiência para tornar a administração mais rápida, detectar as deficiências e apontar as soluções, sempre levando em consideração que o objetivo maior é "estimular a melhoria da qualidade e o aperfeiçoamento dos procedimentos de trabalho, com vistas ao aumento da produtividade nos órgãos da prefeitura e nos serviços prestados pela administração municipal". Além disso, a avaliação visa desenvolver a capacitação profissional e maximizar o aproveitamento do potencial dos servidores.
Os critérios para avaliar o desempenho dos servidores foram definidos pela lei municipal 1345/06. Durante o processo serão atribuídos os seguintes conceitos: ótimo, bom, regular e insatisfatório. Esse último gera exoneração do servidor. Cada servidor será avaliado pelo seu chefe imediato, podendo ser tanto o gerente de área quanto o gerente de núcleo.