2007-05-17 09:10:00
A operadora de serviços de telecomunicações Brasil Telecom e a Junior Achievement, entidade que incentiva jovens a adotarem uma conduta ética em suas vidas pessoal e social, lançam hoje o programa “Vamos Falar de Ética”. O programa será aplicado em escolas de ensino médio de toda área de atuação da Brasil Telecom, inclusive Mato Grosso do Sul.
O lançamento oficial aconteceu no Centro de Ensino Médio Paulo Freire, em Brasília, e contou com a presença do presidente da Brasil Telecom, Ricardo K, do vice-presidente de Relações Externas, Jorge Jardim, e do diretor de Gestão e Recursos Humanos, Giovanni Foragi.
Com o uso de jogos e discussões, colaboradores da Brasil Telecom treinados pela equipe da Junior Achievement fornecerão aos alunos um conjunto de normas e procedimentos de caráter moral, de fácil compreensão, predominantemente numa determinada sociedade e necessárias à conduta honrada do homem.
Com isso chamaram a atenção dos estudantes para a necessidade de seguirem em suas vidas, presente e futura, hábitos morais que possam contribuir para a formação de virtudes éticas como a boa vontade, a amizade, a justiça, o respeito, a prudência, a sabedoria etc, necessárias à justeza em nossas relações com os outros.
Com duração de cinco horas aula, o programa está dividido em cinco módulos, que acontecem dentro da sala de aula.
Entre as atividades desenvolvidas está o jogo Um dia em Ethospolis” (Cidade Ética), no qual os estudantes se colocam no papel de moradores fictícios, tomando decisões que envolvem a ética e avaliando suas conseqüências. Em um outro módulo, os jovens vão calcular o custo da falta de ética em nosso país, como por exemplo, decisões controvertidas em áreas da administração pública.
A iniciativa tem o patrocínio exclusivo da Brasil Telecom e será executada em escolas da rede de ensino pública e privada nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Tocantins, Acre, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal. Atenderá 45 mil alunos em todo o país.