2007-05-16 16:01:00
Soldados da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada do Exército em Dourados mantêm nesta quarta-feira as barreiras montadas na segunda-feira em pontos estratégicos de cinco municípios da faixa de fronteira com o Paraguai. Ainda hoje deve ser divulgado um balanço dos dois primeiros dias da operação, que não tem dia definido para terminar.
O segundo-tenente Gilberto Flores de Souza, oficial de comunicação da 4ª Brigada, informou nesta manhã que a fiscalização nas estradas serve para exercício de adestramento da tropa e disse que não se trata da segunda edição da Operação Atalaia. “Foi feita uma analogia ao nome da última operação do Exército, mas essa não é a Atalaia II”, explicou.
Pelo menos 120 homens estão espalhados em barreiras instaladas nas principais rodovias que passam pelos municípios de Nioaque, Bela Vista, Ponta Porã, Amambai e Dourados.
Em Dourados há uma barreira do Exército na BR-163, no trevo de acesso ao município de Fátima do Sul, saída para Campo Grande. Dois helicópteros dão apoio ao trabalho. O Exército aproveita o exercício para ajudar no combate ao contrabando e ao tráfico de drogas na região de fronteira – principal rota da maconha produzida no Paraguai e enviada ao Brasil