11.2 C
Amambai
sábado, 5 de julho de 2025

Servidores do Ibama podem entrar em greve nesta segunda

2007-05-14 07:17:00

Servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) podem entrar em greve nesta segunda-feira. Os manifestantes reivindicam a retirada de pauta medida provisória que divide o órgão em dois, de acordo com o presidente nacional da Associação dos Servidores do Ibama (Asibama), Jonas Corrêa.

Os grevistas pretendem ir ao Congresso Nacional pedir o voto contrário dos parlamentares sobre a medida. Eles pretendem, segundo Corrêa, se manifestar em todos os compromissos públicos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. A medida provisória determina que a gestão das unidades de conservação e dos centros de pesquisa será de competência do recém-criado Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

A concessão de licenças ambientais ficaria com o Ibama. Segundo a assessoria de imprensa do Ibama, o órgão mantém as portas abertas para o diálogo e, na época da reestruturação do órgão e criação do Instituto Chico Mendes, a ministra Marina Silva teria proposto aos servidores a criação de um grupo de trabalho para discutir o aperfeiçoamento da medida provisória.

De acordo com a assessoria, os servidores se negaram a criar o grupo. Corrêa afirma que "somos contra a divisão do Ibama, não podemos participar da estruturação do Chico Mendes e do Serviço Florestal porque somos contra isso. Se eles quisessem discutir a reestruturação da gestão ambiental, não tinham de ter encaminhado a medida provisória".

Com a greve do Ibama ficam paralisadas atividades como concessão de licenças ambientais e licenças dadas para os produtos naturais que são exportados e importados. Ficam garantidos a fiscalização dos parques e combate a incêndios, por exemplo.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 04 de julho de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete