2007-05-09 07:16:00
Vilson Nascimento
A Polícia Militar de Tacuru apreende, no início da tarde dessa terça-feira, 8, mais de 140 quilos de maconha, dois veículos, um Chevette com placas de Londrina-PR e uma Pampa com placas de Lambari do Oeste-MT e pelo menos quatro pessoas acusados de envolvimento no transporte o entorpecente, que teria saído da região de Paranhos e teria como destino o estado do Paraná.
A apreensão aconteceu por volta das 13h30 na rodovia MS 156, trecho que liga Tacuru a Amambai, a cerca de 4 quilômetros da cidade em Tacuru. Segundo a PM, moradores da cidade teriam desconfiado de um veículo Chevette de cor amarela, que teria entrado e saído da cidade algumas vezes e acionaram a polícia.
Uma guarnição do Grupamento PM local, ao checar a informação, acabou abordado o veículo suspeito quando retornava para a cidade com quatro pessoas abordo, um mecânico residente em Tacuru e outros três ocupantes, Edgar Marcelo Schiappaetra Pias, também conhecido como “Gringo” ou “Uruguai”, de 39 anos, Miguel Ferreira dos Santos de 42 anos e Gerson dos Santos Mayake de 30 anos, todos residentes no Paraná.
No ato da abordagem condutor do veículo, Gelson, teria entrado em contradição ao relatar que estaria com problemas em seu veículo, mesmo estando com um mecânico abordo. Desconfiados os policiais perguntaram se existia outro veículo que eles estariam oferecendo apoio, o motorista teria dito que não, mas prontamente foi desmentido pelo mecânico, que teria relatado que havia um veículo Pampa com problemas mecânicos na rodovia e que eles estariam retornado para a cidade para buscar uma peça.
Os ocupantes do veículo, com exceção ao mecânico que prestava socorro ao veículo quebrado, foram retidos e a guarnição seguiu até onde o Pampa estava parado e em vistoria no veículo, que estava sendo vigiado pelo quarto acusado, Hirano Marcos Akira de 27 anos, também residente no Paraná, acabaram encontrando o entorpecente, que estava escondido em fundos falsos, também conhecido como “mocó” no assoalho e nas laterais da carroceria.
Os quatro indivíduos, juntamente com os veículos e a droga foram encaminhados para a sede do Grupamento PM para a retirada do entorpecente. Os três ocupantes do Chevette alegam inocência e dizem que só estavam prestando socorro para o condutor da Pampa.
Todos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Tacuru onde foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e estão presos na cadeia pública de Iguatemi, sede da Comarca, á disposição da Justiça.