2007-05-01 09:34:00
Vilson Nascimento
A grande quantidade de animais soltos pelas ruas da cidade coloca em risco a saúde e a segurança da população em Amambai.
O problema maior é em relação a animais de grande porte como eqüinos e bovinos que são flagrados com freqüência perambulando livremente pelas ruas dos bairros e até mesmo na região central da cidade.
A origem dos animais, na grande maioria, são pequenos sítios e chácaras da periferia da cidade onde a pastagem é escassa e com o aumento do rebanho, os proprietários acabam soltando o gado e os eqüinos em terrenos baldios da cidade onde a pastagem é abundante, porém, sem a atenção necessária, os animais acabam invadindo canteiros, ruas e calçadas, provocando prejuízos e riscos para a população, principalmente a condutores de veículos automotores.
Outro problema que coloca em risco a segurança e principalmente a saúde da população, segundo um médico veterinário consultado pela nossa reportagem, são as fezes e urina dos animais que por si só já apresentam verminoses que afetam diretamente o homem, além da presença dos animais atraírem, também, insetos portadores de doenças transmissíveis aos seres humanos, entre eles, o carrapato e moscas.
Pequenos animais também são perigo
Pequenos animais também se tornam um problema de saúde pública e para a segurança da população em Amambai.
Sem qualquer controle cães, gatos, coelhos e até aves são criadas em pleno perímetro urbano. Há duas semanas um casal foi socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar para o Hospital Regional em Amambai com várias escoriações pelo corpo após se chocarem de moto contra um cachorro que atravessava a rua no centro da cidade.
Em relação a cães o problema é mais grave, tendo em vista o risco de atacar pessoas, sobretudo crianças como já ocorreu em várias ocasiões. Também é comum encontrar cães de rua que não recebem qualquer tipo de assistência veterinária, nem mesmo vacina anti-rábica, dormindo na areia de parquinhos infantis da cidade onde acabam urinando e defecando.
Problema sem solução
O Código de Postura do município em Amambai prevê a apreensão e até o confisco dos animais encontrados perambulando pelas ruas da cidade e a aplicação de multas aos proprietários, mas a legislação em vigor não vem sendo cumprida.
No ano passado, visando controlar a situação, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, responsável pela fiscalização, convocou uma reunião com sitiantes e pessoas residentes na cidade que possuíam animais de grande porte como bovinos e eqüinos para tentar encontrar uma saída para o problema, mas nada foi feito na prática e o problema persiste.